Numa organização conjunta entre a Câmara Municipal e o Núcleo de Estágio de Informática da escola, o seminário de hoje teve como oradores Nuno Pereira, investigador de Criptografia, e Manuel Mendonça, da SIBS – Forward Payment Solutions. A assistir, uma plateia repleta de alunos de estabelecimentos de ensino da Póvoa de Varzim.

Nuno Pereira, após explicar o que é a Criptografia (do grego kryptós, “escondido”, e gráphein, “escrita”. Ciência que estuda os princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra legível apenas pelo seu destinatário, que conhece os códigos da mensagem) e exemplificar alguns códigos, desafiou os alunos a descodificar três mensagens. O investigador deixou o seu endereço electrónico para que os alunos lhe enviassem as respostas.

Manuel Mendonça começou por explicar o que é a SIBS – Forward Payment Solutions. A empresa existe para tornar os negócios mais seguros e eficientes em qualquer parte do mundo, facilitando a vida das pessoas e das empresas. Entre as inovadoras soluções em sistemas de pagamentos da SIBS destacam-se a gestão do MULTIBANCO, a rede integrada de ATM e POS comum a todos os bancos portugueses, bem como o processamento e segurança das transacções nas redes VISA, American Express e MasterCard; na Internet (host-to-host e MB NET) e nos telemóveis (MB PHONE). Nos dias de hoje, a Criptografia é essencial para tornar todas estas operações seguras.

Na abertura do seminário, Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Acção Social, comentou que “actualmente, e desde a última década, a comunicação foi alterada. Cabe aos jovens acompanhar todas as mudanças.”