Esta iniciativa, que surge na sequência do Protocolo de Colaboração assinado este ano entre a Fundação de Serralves e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, assinala a primeira cooperação entre as duas entidades. A sua organização cumpre dois objectivos identificados por Macedo Vieira: primeiro, fazer com que os protocolos com a cultura se repitam e segundo, reconhecer a importância da Casa de Serralves como espaço de excelência do norte e do país.

João Fernandes, comissário da exposição, também encarou esta actividade como a “materialização do protocolo estabelecido e uma oportunidade de colocar a Colecção de Serralves à disposição de todos os cidadãos poveiros”. “É importante que o nosso museu não esteja entre muros mas que saia de encontro à população”, continuou João Fernandes referindo que esta colaboração poderá reflectir-se também noutras actividades de programação numa partilha de experiências a todos os níveis: teatro, dança, música, entre outros.

Numa visita guiada à exposição, João Fernandes desafiou os presentes a fazer as suas próprias leituras porque “a arte sobrevive às leituras que tem e muitas vezes temos que superar os nossos gostos”. Perante os representantes do poder político do município, João Fernandes recorreu à política para a contrapor à arte referindo que nesta última “estarmos em desacordo é positivo” e é a diferença de opiniões que estimula a arte.

Ana Hatherly, Mirta Dermisache, Jorge Pinheiro, António Sena e Sigmar Polke são os artistas de diferentes tradições, contextos e linguagens que se confrontam ao longo da exposição, suscitando curiosas coincidências ou oposições na sucessão das suas obras.

Os trabalhos reunidos nesta exposição exemplificam diversas atitudes singulares em relação ao desenho por parte de artistas que o utilizam, seja como um suporte de provocação de códigos de comunicação visual como a escrita ou a representação matemática, seja num exercício diarístico e intimista de problematização do retrato e da representação da figura. Poderá saber mais sobre os trabalhos expostos no portal municipal ou visitar a exposição na Biblioteca Municipal até ao dia 10 de Janeiro.

Ainda no âmbito da exposição Da Escrita à Figura – Desenhos da Colecção da Fundação de Serralves, o Serviço Educativo da Fundação de Serralves promove, esta quinta-feira, dia 11, uma acção de formação com o objectivo sensibilizar e motivar os diferentes públicos para as temáticas da arte, da arquitectura do ambiente e da cidadania, através de uma programação heterogénea, que procura intensificar a relação estabelecida com a comunidade. Com a duração de 3 horas, a acção tem o seguinte programa: Introdução à Fundação de Serralves e ao Serviço Educativo; Introdução e contextualização do tema da exposição; Visita orientada; Estratégias a adoptar com diferentes públicos durante a visita; Discussão de ideias para a orientação de trabalho prático a partir do tema proposto. Os interessados em frequentar esta acção de formação poderão fazer a sua inscrição até ao próprio dia, contactando o Serviço Educativo da Biblioteca Municipal.