A partir dessa data, às quartas-feiras, de 15 em 15 dias, entre as 14h00 e as 17h00, nas instalações do antigo Quartel Militar, os funcionários terão à disposição uma equipa (médico, psicólogo e enfermeiro) com o objetivo de intervir o mais precocemente possível e prevenir o adoecer psíquico ou a cronicidade, procurando sempre a restauração de um equilíbrio saudável.

As marcações das consultas deverão ser efetuadas, pelo trabalhador interessado, junto da SGRH (Clara Almeida) ou através do email claraalmeida@cm-pvarzim.pt ou taniaoliveira@cm-pvarzim.pt

O principal objetivo desta iniciativa será o de dar uma resposta atempada a vulnerabilidades de necessidade psicológica. Trata-se de um serviço que procura desenvolver ações dirigidas a todos os trabalhadores. Considera-se de todo benéfico o desenvolvimento do projeto, uma vez que se conhecem as vantagens de uma intervenção psicológica que permita uma avaliação e acompanhamento atempados dos problemas que se colocam nesta área.

A intervenção psicológica especializada em diversos problemas psicológicos (desde os mais quotidianos às psicopatologias) é um objetivo na qualidade dos serviços. A primeira consulta é de Avaliação e Diagnóstico e tem a duração de uma hora. Dependendo da complexidade da situação, pode haver necessidade de efetuar mais do que uma consulta. É no final deste primeiro procedimento que se pode reunir a informação e fornecer à pessoa uma ideia do problema em causa e qual é a melhor abordagem clínica para o tratamento. No caso de se justificar acompanhamento, as consultas seguintes têm a duração de aproximadamente 45 minutos.

O serviço é assegurado por uma psicóloga devidamente credenciada para a realização destas avaliações/intervenções.

No Gabinete de Psicologia os utentes serão sempre protegidos por um rigoroso código de ética, onde a confidencialidade e o respeito pela individualidade serão sempre preservados.