Com mais de 260 inscrições, 30 das quais provenientes de alunos e professores da Escola Superior Gallaecia, de Vila Nova de Cerveira, que trará também alguns estudantes espanhóis, está garantido o sucesso do Fórum de Arquitectura Religiosa sobre construção, conservação e restauro do património religioso, que decorre amanhã, 18, a partir das 21h00, e dia 19, no Auditório Municipal.
Estão também inscritos alunos e professores da Faculdade de Letras do Porto, do curso de arquitectura da Universidade Lusíada, de Vila Nova de Famalicão, e da Faculdade de Arquitectura do Porto, entre outros estabelecimentos de ensino universitário.
Uma organização da turel, cooperativa de Turismo Religioso, com o apoio da Câmara Municipal, o Fórum vai reunir alguns dos mais conhecidos e prestigiados arquitectos na área dos edifícios religiosos.
Esta é a primeira colaboração concreta entre a Câmara Municipal e a turel, no âmbito do protocolo assinado, no ano passado, entre as duas instituições com vista à promoção do turismo religioso na Póvoa. O Fórum de Arquitectura Religiosa reveste-se de grande importância num concelho como o da Póvoa de Varzim, rico em património religioso, que constitui também um forte motivo de atracção turística.
O Fórum inicia-se no dia 18, às 21h00, no Auditório Municipal, e a abertura estará a cargo do Presidente da Câmara, Dr. Macedo Vieira, e do Presidente Executivo da turel, Monsenhor Cónego Doutor Eduardo de Melo Peixoto. No dia 19, os trabalhos têm início às 9h00 e prolongam-se até cerca das 16h00, estando a participação sujeita a inscrição prévia. O programa pode ser consultado aqui.