Póvoa de Varzim, 17.08.2007 - “Sou livre, sou cidadão, sou europeu”. Foi sob este lema que decorreu mais um Encontro Internacional de Jovens, o sétimo entre dezoito que o nosso país recebe, organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim / Cidades Geminadas.
A Pousada de Juventude de Melgaço acolheu, de 1 a 15 de Agosto, os cerca de 60 jovens vindos de Eschborn (Alemanha), Montgeron (França) e Zabbar (Malta), além dos participantes poveiros.
Francisco Casanova, presidente da associação organizadora, faz deste encontro “um balanço muito positivo onde, durante os quinze dias, o convívio e o lazer uniram-se ao reconhecimento de outras culturas e à educação para a cidadania”. As duas semanas foram preenchidas com actividades de carácter desportivo e cultural, entre as quais circuitos pedestres, jogos interactivos, rafting, slide, BTT e visitas culturais. Os jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, apresentaram, ainda, no dia 12 de Agosto, um espectáculo para os pais e representantes das suas autarquias. Para Francisco Casanova este foi o ponto alto do Encontro onde, nessa noite, a música, os graffitis, o teatro e a dança tiveram em comum preocupações pedagógicas no âmbito do lema “Sou livre, sou cidadão, sou europeu”.
O próximo Encontro Internacional de Jovens será realizado na Alemanha. Enquanto 2008 não chega pode certificar-se da boa disposição, harmonia e comunhão entre os participantes desta iniciativa no portal oficial. Difícil só mesmo a despedida dos amigos criados nos quinze dias passados em Melgaço.