Ontem à noite, no Museu Municipal, Helder Luís apresentou o seu projeto “Atlântico”.
Trata se de um projeto fotográfico deste designer, artista multimédia e músico poveiro, que relata a sua viagem da Póvoa de Varzim até Ponta Delgada e a pesca ao largo dos Açores, a bordo do barco “Iris do Mar”.
A sessão de apresentação contou com presença da Vereadora Lucinda Amorim, em representação da Câmara Municipal.
O autor Helder Luís explicou que “este projeto tem como tema principal as duas viagens que fiz a bordo do Íris do Mar, um barco de Ponta Delgada (Açores). A primeira viagem aconteceu em junho de 2018 e teve a duração de quatro dias, entre o porto da Póvoa de Varzim e o porto de Ponta Delgada.
A segunda viagem aconteceu quase um ano depois entre o final de abril e o início de maio de 2019 e teve a duração de dez dias com origem e destino no porto de Ponta Delgada. Enquanto a primeira foi muito pouco convencional… durante quatro dias não se pescou nem trabalhou e houve espaço para relaxar e contemplar, servindo o propósito original de devolver o barco ao seu porto de origem, a segunda foi uma viagem naturalmente dedicada à pesca e em que o trabalho foi constante e ocupou tudo e todos.
O projeto é composto por uma exposição de fotografia que inclui a exibição, em formato de instalação permanente, de um filme que documenta o ambiente a bordo do Íris do Mar durante a segunda viagem e um livro de fotografia documental.
O livro é, acima de tudo, sobre o mar, um livro de fotografia documental que aborda o mar como espaço para a exploração, a descoberta e a transformação pessoal e finalmente como um lugar para a interação humana a bordo de um barco, um pedaço de espaço flutuante, um lugar sem lugar, que existe por si só, que está fechado sobre si próprio, mas que ao mesmo tempo é abandonado à infinitude do mar, ao longo de duas viagens através do Oceano Atlântico”.
A exposição estará patente no Museu até 25 de setembro, podendo ser visitada de terça a domingo, no seguinte horário: 9h30 -12h30 /13h30 – 17h00.
Este projeto é mais uma iniciativa no âmbito da Residência Artística MAR PVZ 19/20 levada a cabo pelo poveiro Helder Luís, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Pode acompanhar a evolução da residência artística num site que o artista criou para o efeito: http://www.marpvz.pt