O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, transmitiu que “o Dr. Jorge Moreira é uma referência não só local no domínio da sua especialidade médica, a Pediatria, e isso tanto na consulta privada como no serviço público. Não é por acaso que o nosso hospital, com tantas condicionantes físicas, oferece serviços clínicos de excelência em algumas áreas, designadamente, nesta da neonatologia e da pediatria. Os serviços são o que forem os seus prestadores, os seus profissionais. A excelência do nosso hospital nesta matéria, confirmada nos rankings nacionais, é fruto da excelência da equipa de neonatologia e de pediatria e de todos os outros que desempenham de forma muito profissional a sua missão no nosso centro hospitalar, e que o Dr. Jorge Moreira liderou de modo tão competente. A excelência do serviço, sendo natural e necessariamente mérito da equipa, é antes demais mérito de quem liderou a equipa”, constatou.

O edil transmitiu que “a homenagem prestada tem a relevância suplementar de ser promovida pela equipa que o Dr. Jorge Moreira liderou, equipa que está consciente que a melhor homenagem que lhe pode prestar é dar continuidade ao seu trabalho, na sua excelência técnica e humana. É com profissionais deste gabarito que se defende e prestigia o Serviço Nacional de Saúde, como é com profissionais e serviços tão altamente meritórios que se defende e consolida o nosso Centro Hospitalar. Como Presidente da Câmara, tudo farei pela sua continuidade e melhoria constante”.

Aires Pereira salientou o contributo cidadão de Jorge Moreira, revelando que “foi preciso coragem para, em 1993, sair da zona de conforto da sua alta consideração social e vir a terreiro dar a cara pelo projeto político que o seu amigo José Macedo Vieira liderava com um grupo de jovens igualmente apostados em dar vida nova ao concelho da Póvoa de Varzim”.

A este propósito, o Presidente da autarquia considera que o pediatra e político poveiro “funcionou como sinal, como alerta, como aviso, como toque a despertar: se o Dr. Jorge Moreira, homem de causas, acreditava, os poveiros podiam também acreditar na possibilidade de um futuro melhor. Tem, pois, o mérito cívico da identificação, desde o início, com o projeto político que resgatou a reabilitou a cidade, e foi mandatário nas quatro candidaturas seguintes, tal era a identificação com as causas que defendíamos e os projetos que propúnhamos. Mas eu quero salientar o início da caminhada, porque esse é que foi difícil, esse é que revelou a fibra de lutador e de homem de convicções. Muitos, cada vez mais, se juntaram a este movimento. Mas o Dr. Jorge Moreira esteve lá desde a primeira hora. A Póvoa deve-lhe muito, porque o seu incentivo, a sua presença e a sua orientação programática foram importantes para o trabalho que o Dr. Macedo Vieira e a sua equipa concretizaram”.

Aires Pereira recordou ainda “como foi importante a companhia e o testemunho desse outro grande poveiro que nos deixou há uma semana, o Prof. Doutor João Marques, que também sempre acreditou no nosso projeto e presidiu, sempre, ao grupo de cidadãos que nos honraram com o seu apoio público”.

Convicto de que “a Póvoa vai, seguramente, continuar a contar com a sua colaboração”, Aires Pereira salientou, “em nome do município, a sua faceta de cidadão corajoso e empenhado”, oferecendo ao homenageado uma réplica da Lancha Poveira.

José Macedo Vieira, ex-presidente da Câmara Municipal e amigo de longa data do homenageado, referiu-se a dois aspetos da vida de Jorge Moreira, um mais pessoal e outro mais curricular, destacando a sua “qualidade e paciência” desde tenra idade.

O antigo autarca não poderia deixar de realçar a faceta política do amigo Jorge Moreira, transmitindo que “nunca prescindi da sua presença nas cinco candidaturas à Câmara Municipal”, relevando a sua “lealdade” e “amizade”.

Sobre o desempenho da sua profissão, José Macedo Vieira considerou Jorge Moreira como “o grande criador do Serviço de Pediatria do Hospital, um exemplo para os mais jovens e uma referência para os da sua geração”.

Terminou, definindo-o como um “cidadão atento, interventivo e de grande amor à sua cidade, dando testemunho de que é possível conciliar o desempenho competente de uma profissão com o dever de cidadão enquanto político e filantropo”.

Gil da Costa, antigo Diretor Clínico do Centro Hospitalar, também prestou a sua homenagem enquanto “colega de trabalho, admirador e amigo” de Jorge Moreira, realçando o “virtuosismo que pautou o seu dia-a-dia”.

Veja a fotogaleria desta sessão de homenagem.