Após estas declarações, e no mesmo dia, o Governo recuou na decisão, afirmando ter-se tratado de um erro e que a Urgência da Póvoa de Varzim iria manter-se como médico-cirúrgica. De facto, o “erro” foi corrigido ontem, terça-feira, através da publicação, no Diário da República, da alteração do despacho proferido pelo Ministro da Saúde.

Caso o despacho fosse colocado em prática, os cidadãos poveiros e vilacondenses não iriam poder ser operados no serviço de urgência, tendo que ser deslocados para o Hospital Pedro Hispano.

A Câmara Municipal não encontrava razões técnicas para a desqualificação do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde e “os dois municípios assumiram uma atitude de cooperação, rara e reconhecida como exemplar a nível nacional, propondo-se cooperar com o Governo central para a edificação de um novo e conjunto Centro Hospitalar, objetivo que as circunstâncias adiaram mas do qual não abdicamos”.