Estão duas categorias em competição, a Geral e a ESEQ, sendo que a primeira se destina a todos os residentes ou naturais do concelho com idade inferior a 21 anos e a segunda a alunos da escola organizadora. Os trabalhos podem ser entregues até 20 de Julho, na Escola Secundária Eça de Queirós, juntamente com a ficha de inscrição que se encontra disponível aqui. Nesta página da Internet os interessados podem também encontrar o regulamento do concurso, onde se incluem também os prémios a atribuir.

Ao organizar este concurso, a Escola Secundária Eça de Queirós pretende “contribuir para a elevação cultural dos jovens de um modo geral e, mais especificamente, sensibilizar e estimular os mesmos para a compreensão e produção dos processos ligados à actividade cinematográfica”. Um processo que engloba a pesquisa, a criação ou adaptação da história, a cenografia, as técnicas de filmagem, entre muitos outros aspectos.

A criação deste concurso está a envolver toda a comunidade escolar, não só alunos e professores, mas também a Associação de Pais e Encarregados de Educação e estabelecimentos comerciais da cidade, que prestam o seu apoio através de patrocínios.