Os trabalhos de pintura e escultura podem ser visitados naquele espaço

O artista “reparte-se entre a pintura e a escultura, entre as duas e as três dimensões, entre o abstrato e o real, enfim entre a conceção euclidiana patente nos quadros, e a imaginação de Phídeas manifesta nos volumes escultóricos. Para explicar a dissonância da amálgama exposta, o artista retrata-se como “chapeleiro louco” numa alusão metafórica ao que Lewis Carrol escreveu no livro “Alice no País das Maravilhas”. Sem cartola, este chapeleiro, mostra o seu ofício ao enchapelar três cabeças graníticas com chapéus exóticos de pau-rosa, perdendo-se depois em alucinações que vão desde o relevo antropomórfico ao plano geométrico”.

A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

Telmo Mota nasceu a 2 de Novembro de 1977, na então Vila da Feira.

Em termos de referências académicas, Telmo Mota concluiu o Bacharelato em Desenho Artístico na Escola Superior Artística do Porto, (ESAP) e entre 1999 e 2004 concluiu a Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Em termos de currículo artístico, destacam-se participações em exposições individuais e coletivas bem como a realização de várias intervenções artísticas comissionadas por clientes particulares, nacionais e internacionais, nomeadamente em Portugal, Espanha, França, Antilhas Francesas, Emirados Árabes Unidos (Dubai) e Angola.

A galeria de arte Ortopóvoa foi criada com o propósito de divulgar obras de arte contemporânea e pode ser visitada, tanto pelos utentes da como por qualquer apreciador de artes plásticas, sendo que a entrada é gratuita. A Póvoa de Varzim tem então um espaço dedicado a manifestações culturais e artísticas, onde se realizam exposições periódicas, de vários artistas contemporâneos.

A galeria está aberta ao público de segunda a sexta, das 10h00 às 19h30, e aos sábados das 10h00 às 18h00 horas.