Esteve presente o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, que elogiou o trabalho desenvolvido por Sandra Amorim, oradora desta conferência, e frisou que a construção da Igreja da Lapa corresponde à materialização, há mais de dois séculos, da religiosidade das gentes do nosso mar.

Sandra Amorim explicou que o Bairro Sul foi crescendo consoante as necessidades da comunidade piscatória, que precisava de ruas por onde se pudesse circular com os mastros das embarcações e de casas com amplos quintais para recolher os aprestos da sua atividade.

E é, também, neste Bairro e na década de 70 do século XVIII que nasce a Igreja de N.ª S.ª da Lapa, fruto da vontade e esforço da “Confraria da Senhora da Lapa, Amparo dos Homens do Mar“, criada em 1761 com propósitos de proteção dos pescadores e defesa dos interesses da classe. Durante a conferência foi possível perceber que, além de acentuar o movimento expansionista para sul, a Igreja de N.ª S.ª da Lapa era – e continua a ser! – um símbolo do carácter e entreajuda da comunidade piscatória.