Depois de competir em inúmeros locais por todo o país “já consigo avaliar as condições, quer das cidades, quer dos próprios complexos desportivos. Na Póvoa existe um excelente espaço fechado, a Varzim Lazer (VL), e um cenário fantástico lá fora, com a praia e o mar. Posso dizer que, também por todo o ambiente que os atletas encontram quando competem nesta cidade, que a Póvoa é um dos melhores locais do país para a prática desportiva”. Vanessa Fernandes confessa que “um dos meus medos quando decidi regressar ao Norte, era não encontrar um local apropriado para treinar. Fiquei muito feliz quando descobri que tinha todas as condições nestas piscinas”. A atleta está actualmente a treinar na Varzim Lazer, facto que muito honra a empresa municipal. Em relação ao II Triatlo Varzim Lazer, Vanessa Fernandes considera uma excelente ideia “os participantes puderem competir em estafeta. Fará, com certeza, com que muita gente participe. Podem optar pela modalidade em que se sentem mais à vontade e partilharem a experiência com amigos ou familiares”. Para a atleta, “a Póvoa e o Triatlo de 0 a 10, são 10!”.

Afonso Oliveira, presidente do Conselho de Administração da VL e vereador da Câmara Municipal, explicou que “o ano passado as coisas correram muitíssimo bem. Excederam as nossas expectativas”. Segundo o autarca, “o município tem transportado uma bandeira nos últimos anos, é preciso fazer desporto para se ter uma vida saudável. Este II Triatlo Varzim Lazer vai ao encontro disto mesmo. É uma competição aberta a todos e que pretende levar a empresa para fora das suas instalações, mostrando, nas ruas da cidade, a alegria que é participar de um evento como este”. Afonso Oliveira lembrou, também, que na apresentação do ano passado fez referência a Vanessa Fernandes, não podendo adivinhar que a atleta apoiaria esta competição no ano seguinte.

Ana Cruz, administradora da VL, salientou dois aspectos em relação a esta prova: “somos o que fazemos. É este o lema da empresa e que é vivido intensamente quer pelos utentes, quer pelos professores e funcionários. Promover uma vida saudável, onde o desporto tem uma grande importância, é o principal objectivo da VL e deste Triatlo. Aqui, os atletas podem preparar-se da melhor forma. Além da piscina de 50 metros, podem usufruir das aulas de cycling e do ginásio”. O segundo aspecto focado pela administradora consiste nos percursos da prova, distâncias mais curtas para que todos possam participar.

Marco Miranda, da Delegação Norte da Federação de Triatlo de Portugal, concordou com Ana Cruz: “vocês realmente são o que fazem e fazem tudo bem”. O representante da modalidade explicou que “é difícil encontrarmos locais de qualidade para a realização das nossas provas. O facto de estarmos aqui pela segunda vez mostra que a VL tem todas as condições físicas e humanas que procuramos”.

O II Triatlo Varzim Lazer vai realizar-se no dia 11 de Setembro. As inscrições estão abertas até dia 6 de Setembro, às 24h00. O custo da inscrição para os atletas masculinos licenciados na Federação é de €5. Quanto aos não licenciados, o custo é de €7,5, valor onde se inclui o seguro de prova. As atletas femininas licenciadas na FTP podem participar gratuitamente. Aquelas que não estão inseridas na Federação pagarão €2,5 (valor com seguro de prova incluído). A inscrição deve ser efectuada via Internet, através do sítio da Federação, em www.federacao-triatlo.pt.

Os atletas que pretenderem inscrever-se no próprio dia da competição podem fazê-lo pagando um acréscimo de €5 aos valores acima mencionados.

O regulamento e os percursos estão disponíveis aqui.