Através desta parceria, o Agrupamento Campo Aberto
procura garantir apoio especializado para projectos de inovação educativa, que
têm como objectivo
proporcionar a todos os
alunos que entram no 1º ano de escolaridade um percurso escolar de sucesso
educativo, sem retenção, até ao 9º ano,
e especificamente para o projecto “A Caminho do
Sucesso Escolar”,
que será
desenvolvido junto de três turmas da escola, dos 5º, 6º e 7º anos, com alunos
desmotivados e em risco.
Estas turmas-piloto, onde
serão implementadas práticas educativas inovadoras, funcionam de forma aberta,
não sendo entendidas como grupos estanques. Com equipas pedagógicas mo
tivadas e preparadas para adoptar práticas
pedagógicas diferentes,
este é um projecto em que
o Agrupamento aposta
e para a concretização do
qual conta com a participação da
Universidade Católica, que, através do protocolo que foi assinado na
sexta-feira,  se propõe
a fazer a monitorização das práticas educativas desenvolvidas e a disponibilizar o apoio
necessário à compreensão das diferentes realidades pedagógicas e ao melhoram
ento dos processos e resultados.  através de,
nomeadamente
:

O apoio solicitado à Universidade
Católica, através do Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (same) envolve a
disponibilização
de textos de apoio ao desenvolvimento organizacional, curricular e pedagógico
, a realização de seminários
dirigidos a toda a comunidade edu
cativa no início do
projecto, a
disponibilização de acções de formação de
curta duração de âmbito didáctico,
a realização de reuniões de trabalho com a equipa
coordenadora do
projecto, a possibilidade, se o agrupamento assim o entender, de
observar formativamente um conjunto de aulas por ano
e a indução de práticas de investigação que ajudem a
compreender as realidades pedagógicas e a melhorar os processos e os
resultados.

Para além de “A Caminho do Sucesso Escolar”, o Agrupamento Campo Aberto
tem em curso uma série de outros projectos, como os designados “Empreendedorismo”, “A experiência da re(leitura)” e “Novas Oportunidades”
destinados a desenvolver competências dos alunos e a promover novas práticas
educativas. Estes projectos foram apresentados durante a tarde de sexta-feira,
que a escola transformou numa tarde de festa, com a colaboração de alunos e
professores, envolvidos em momentos artísticos e na apresentação do próprio
agrupamento.