O IMob 2017 visa dar resposta a estas e outras perguntas, tendo como objetivos conhecer:

  • Os padrões de mobilidade diária da população;
  • A opinião dos utilizadores de transporte individual ou coletivo;
  • As motivações que conduzem às opções de transporte.

Com este inquérito o INE irá dar resposta às necessidades de informação em termos de estatísticas de transportes e mobilidade e contribuir também para o Sistema Estatístico Europeu, considerando a crescente relevância desta temática nas políticas de ordenamento e ambiente, a que se junta a necessidade de monitorização das metas do Livro Branco dos Transportes. No que se refere às Áreas Metropolitanas de Porto e Lisboa, em cujo meio urbano o universo de escolhas depende em grande medida da complementaridade de modos de transporte, os inquéritos à mobilidade constituem instrumentos fundamentais de suporte às decisões de política de transportes, dado o conhecimento que proporcionam sobre o padrão de deslocações dos residentes e as suas expectativas.

Responderá ao inquérito uma amostra representativa de alojamentos (cerca de 200 mil) localizados nos 35 Municípios que integram as Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa, sendo solicitada informação sobre as deslocações das pessoas que neles habitam.

As respostas poderão ser dadas através de:

  • Internet – A partir de 16 de outubro, no Portal do INE: IMOB.INE.PT
  • Presencialmente – De 30 de outubro a 17 de dezembro, para um subconjunto de alojamentos, com entrevista no domicilio

O inquérito é de resposta obrigatória, de acordo com a Lei 22/2008, de 13 de Maio, podendo, em caso de recusa, o INE instaurar um processo de contraordenação, nos termos da lei.

A resposta está protegida pelo segredo estatístico, pelo que os dados individuais fornecidos ao INE assumem natureza confidencial, não podendo ser cedidos ou divulgados a terceiros, destinando-se a ser utilizados exclusivamente para fins estatísticos (artigos 4º e 6º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio e nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de julho. O INE assegura as medidas tecnológicas e organizacionais apropriadas para proteger a confidencialidade dos dados individuais que recolhe.

Se reside nas Áreas Metropolitana do Porto e de Lisboa, num alojamento selecionado para o IMob, irá receber uma carta do INE com o Código e a Password necessários para responder pela Internet.

O inquérito pretende recolher informação sobre todos os residentes do alojamento selecionado para o IMob, no entanto, sugere-se que seja preenchido por uma só pessoa – o respondente. O respondente (18 ou mais anos) deve estar informado sobre as deslocações das demais pessoas, sendo desejável que as possa consultar, para uma resposta com a melhor qualidade possível. Consulte AQUI a informação ao aderente, relativa a inquéritos aos indivíduos e famílias com resposta através de questionário eletrónico.

As estatísticas a disponibilizar pelo Inquérito à Mobilidade serão extremamente importantes para a definição fundamentada de políticas e planeamento de infraestruturas e de serviços essenciais à população.

Para esclarecimentos gerais sobre o inquérito poderão ser consultados na página web do INE. Para auxílio às respostas terá à sua disposição ajudas ao longo do questionário, assim como um formulário existente no separador “Pedido de Ajuda”. Poderá ainda contactar a Linha de Apoio: 800 207 698.