O concurso destina-se a todas as crianças nacionais e estrangeiras, com idade entre os 8 e os 12 anos, residentes no território nacional, que sejam alunas, no presente ano letivo, de uma instituição de ensino no Município da Póvoa de Varzim.

Segundo as regras do regulamento do concurso, disponíveis para consulta aqui, só são admitidas obras que abordem o tema escolhido para a edição do prémio de 2023: “Pintar a Póvoa de Varzim”. As candidaturas devem ser formalizadas pelos respetivos encarregados de educação dos concorrentes, através de envio por email para candidatura.premiopintura.acs@gmail.com.

O valor do prémio é de 250 euros em cheque oferta FNAC, sendo entregue aos encarregados de educação dos concorrentes em cerimónia pública, que decorrerá durante o mês de setembro, na inauguração da exposição das obras selecionadas.

Com a criação deste prémio pretende-se despertar e incentivar o interesse das camadas mais jovens pela identidade cultural e tradições da Póvoa de Varzim, terra natal do Professor Doutor António Carlos dos Santos, desígnio que funcionará como proposta temática das obras elegíveis para a exposição “Pintar a Póvoa”.

Recorde-se que, em 2022, já se realizou a primeira edição deste prémio  de Pintura Professor Doutor António Carlos dos Santos mas, contrariamente ao de este ano, foi destinado apenas a adultos.