Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Acção Social, esteve presente nesta iniciativa, onde moderou a última mesa de debate. Para a autarca “esta paragem para reflexão só pode ser benéfica. A troca de experiências, conhecer o que de bom se faz noutros concelhos é o caminho certo”. Andrea Silva referiu ainda que “a intervenção social não tem efeitos imediatos. É algo que se vai construindo e só ao longo do tempo os resultados surgem. Os problemas aqui discutidos são antigos, mas a evolução da sociedade exige novas abordagens a estes mesmos problemas e só um trabalho multidisciplinar pode resultar”.

Durante todo o dia foram levadas a debate várias problemáticas sociais. “Crescer em risco” foi o tema da primeira mesa, moderada por Rui Quintas, Presidente de A Beneficente, e que contou com as intervenções de Elizabete Mota (Associação Lar S. José – Braga) que abordou a “Gravidez na adolescência: Prevenção como forma de intervenção”, e de António Monteiro (NACJR – AcES V – Póvoa de Varzim/Vila do Conde) que falou sobre a “Avaliação de crianças e jovens em situação de risco”.

“Problemas Sociais Contemporâneos” deu mote à segunda mesa, moderada por Zulmira Linhares, Vice-Presidente de A Beneficente, que incluiu a apresentação de três temas: “Maus tratos nos idosos – avaliação e intervenção via cuidadores informais”, por Carla Bastos (Unidade de Saúde Familiar do Mar – AcES V – Póvoa de Varzim/Vila do Conde); “Mediação em famílias multiproblemáticas: responsabilidade parental e repercussões na criança”, por Cristina Campos e Vanda Pinto (AcES Porto Oriental VII – Centro Saúde de Campanhã – UCSP de Azevedo); “Desemprego o novo flagelo social – metodologias de intervenção”, por Liliana Strecht e Bárbara Silva (CLDS).

“Intervenção em Comportamentos Aditivos” foi o assunto tratado pela terceira mesa, sob a moderação de Lina Sousa (Coordenadora USF do Mar – AcES V – Póvoa de Varzim/Vila do Conde. “Toxicodependência – Motivação e acompanhamento: Pilares de intervenção” foi apresentado por Andreia Moura (Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação) e Jorge Topa (CRAN – Centro Regional de Alcoologia do Norte/ IDT) explicou a problemática do alcoolismo: “Intervir em Alcoolismo – entre avanços e retrocessos”.

A quarta, e última mesa, foi moderada por Andrea Silva (Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim): “Reinserção: um imperativo de mudança” e onde participaram Joana Almeida (Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo) que referiu-se a “Prioridades de intervenção com reclusos e ex-reclusos”, e Olga Cunha (Universidade do Minho – Braga) que debruçou-se sobre “A outra face da violência: intervenção com agressores conjugais”.