Capela Marta (Póvoa de Varzim), Coro Vivace Música (Famalicão), Orfeão de Braga e Coral de Letras da Universidade do Porto foram os protagonistas do primeiro concerto do evento.

No domingo à tarde, atuaram na Igreja da Lapa, o Coro de São Simão da Junqueira (Vila do Conde), Grupo Coral S. João Batista de Airão (Guimarães) e Grupo Coral Galegos de São Martinho (Barcelos).

O evento, que se prolonga até ao final do mês, é organizado pelo Coro Capela Marta que pretende reconquistar o seu lugar junto da comunidade poveira, além de promover a cidade, atraindo novos públicos.

No sábado, dia 23, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus é o cenário escolhido para o concerto em que vão atuar, às 21h30, o Coro Manuel Giesteira (Póvoa de Varzim, o Coro Cantacellis (Barcelos) e Coral Ensaio (Póvoa de Varzim).

No domingo, dia 24, às 16h00, a Igreja de S. José de Ribamar acolhe: Grupo Coral de Mire de Tibães (Braga), Grupo Coral de Azurém (Guimarães) e Orfeão Famalicense (Famalicão).

O último concerto está marcado para o dia 30, sábado, às 21h30, na Igreja Matriz com a atuação do Viana Vocale (Viana do Castelo).

 

Sobre Capela Marta:

A Capela Marta é um agrupamento coral sacro fundado na Póvoa de Varzim a 19 de Março de 1951 por António Gomes Júnior “Marta”. A 18 de Junho de 1986, foi publicado em Diário da República (3.a série n.o 137) a escritura da constituição da Associação Cultural “Capela Marta”.

Constituído exclusivamente por vozes masculinas, a Capela Marta contém 16 elementos, entre os quais, desde a sua fundação, seu atual presidente Tomás Pontes. É o decano dos coros poveiros em atividade. Ao longo da sua extensa atividade, tem-se dedicado à interpretação de um vasto reportório sacro e profano, entre o qual se destacam obras do seu fundador António “Marta”, apresentando- se “a cappella” ou acompanhado por diversas formações instrumentais. Colabora nas cerimónias da Semana Santa, do Corpo de Deus e em outras festividades realizadas no concelho da Póvoa de Varzim. Tem atuado por todo país, nomeadamente em Lisboa, Porto, Braga, Évora, Coimbra, Guimarães, Bragança, Castelo Branco, Barcelos, Chaves, Vila Real, Santo Tirso, Santarém, Estremoz, etc. Em Espanha, atuou em Santiago de Compostela, Orense, Tuy, Vigo, San Genjo e Salamanca.

Desde 13 Novembro de 2012, tem como Diretor Artístico e Musical Tiago Pereira.