Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, começou por agradecer o convite para participar no aniversário da freguesia lembrando que “este é o quarto ano que se assinala e não falhei a nenhum”.

O autarca reconheceu que é “importante que nestas comemorações haja este esforço de participação e de união do movimento associativo da vossa freguesia na comemoração dos 874 anos”.

A propósito constatou que “o Município da Póvoa de Varzim tem conseguido um equilíbrio social e um concelho que nos permite afirmar que «é bom viver aqui». Isto resulta fundamentalmente da participação das nossas associações e do espírito do movimento associativo do concelho”.

Aires Pereira referiu-se “às políticas adotadas pela Câmara Municipal que a definem como «um Município amigo das pessoas» com a mais baixa política fiscal da área Metropolitana do Porto. O Município da Póvoa de Varzim é o único que pratica a taxa de 0,3% no que diz respeito ao IMI. Isto é muito importante e foi uma conquista que todos conseguimos através do espírito de compreensão daquilo que estava em causa e hoje, naturalmente, podemos dar essa retribuição à população no sentido de, numa altura difícil, podermos contar com o Município neste aspeto”.

O Presidente pediu a colaboração das associações estelenses no sentido de divulgarem a existência do Fundo Local de Emergência Social ao dispor da população. “A Câmara criou este instrumento dotado de uma verba de cerca de 150 mil euros que pode, caso seja necessário, reforçar, e que tem por objetivo socorrer as pessoas/ famílias que entram em situações complicadas a nível financeiro”, explicou.

“No Município da Póvoa de Varzim ninguém tem necessidade de passar situações de fome ou exclusão porque quer a vida associativa quer a autarquia têm condições para ajudar todas as pessoas que precisem de ajuda e de um apoio numa situação de emergência”, advertiu.

Aires Pereira fez voto para que “estas comemorações sejam dentro da linha das anteriores, com a máxima participação possível de todas as pessoas da freguesia. Temos assistido a isso nos anos anteriores: tem sido dos movimentos mais importantes e, que, naturalmente, tem criado laços e uma nova atitude por parte de todos para que todas as associações se sintam cada vez mais vivas”.

Armandino Domingues, Presidente da Junta de Freguesia da Estela, que pelo 4º ano consecutivo é responsável pelas comemorações do aniversário da Estela, transmitiu que, quando em 2011, organizaram pela primeira o programa comemorativo “pretendíamos estimular o orgulho de pertença a esta terra”.

O autarca continuou que é intenção “divulgar, ao mesmo tempo, com um cartaz de atividades condigno, a imagem da Estela e do que melhor aqui se faz, caracterizada por um associativismo notável onde as pessoas se interligam para criarem grandes projetos dando continuidade a esta herança que nos une”.

O Presidente da Junta referiu-se à Estela e seu aniversário, nos seguintes termos: “terra distinta que enche de orgulho quem nela nasceu ou a escolheu para viver com mais um programa comemorativo único que, aliado ao desenvolvimento que tem sofrido nos últimos anos se torna, de facto, singular e que justifica o atrevimento coletivo de organizar esta atividade que pretende tão-somente envolver todas as pessoas nas comemorações ao mesmo tempo que se assume como a concretização visível da capacidade que esta terra tem para inovar e assim ir-se renovando”.

Armandino Domingues reconheceu que “nem tudo está feito neste progresso assinalável e contínuo a que assistimos diariamente. Mas se este percurso revela a alma da Estela e que enche de orgulho os estelenses, tornou-se numa freguesia devidamente organizada e asseada, podemos considerar, portanto que a freguesia da Estela é o resultado do trabalho e dedicação que os estelenses têm à sua terra é hoje uma freguesia desenvolvida e uma referência para os demais”.

O Presidente deixou o apelo: “continuemos todos juntos a trabalhar para elevar cada vez mais o patamar de evolução desta freguesia e a prosseguir o seu caminho de sucesso”, manifestando a sua disponibilidade: “continuarei a estar disponível para as pessoas, sabendo que o Presidente da Junta do meio rural faz um pouco de familiar, amigo e confidente”.

Armandino Domingues constatou que “muito para além do empenho da Junta de Freguesia, e permanente apoio da Câmara Municipal”, há “os movimentos associativos que, sem exceção, têm contribuído largamente para que as comemorações sejam uma realidade”.

Veja a fotogaleria desta sessão.

No âmbito do programa comemorativo, já decorreu, ontem, uma Corrida de Galgos e um  Encontro Intergeracional.

Hoje, 9 de junho, às 21h30, a Associação Cultural e Recreativa Estelense apresenta “Estela Tem Talento”, na Sede do GDCR Senhora do Ó.

Com vista a promover o convívio entre a comunidade estelense, o Grupo de Jovens ETC organiza, nas quartas-feiras 11, 18 e 25 de junho, 2 e 9 de julho, várias caminhadas, com partida da Sede da Junta de Freguesia, às 21h00.

No dia 13 de junho, a Sede do GDCR Senhora do Ó será palco, às 21h00, de um Espetáculo de Capoeira, promovido pela Junta de Freguesia da Estela e Grupo de Capoeira Barra Livre. No dia seguinte, 14, às 21h30, no mesmo local, será a vez Associação Cultural e Recreativa Estelense apresentar o espetáculo de teatro “Senta-te e Ri”.

No domingo, 15 de junho, a partir das 10h00, o Clube de Caçadores da Estela e Grupo Musical Novas Tradições organizam uma Concentração de Motos Antigas e Velocípedes a Motor e Concerto de Música Popular, na Sede do Clube de Caçadores. Neste mesmo espaço, a Junta de Freguesia da Estela, leva a cabo, no dia 20 de junho, às 21h00, uma Oficina de Escrita Criativa/ livreMENTE d’ensaio, pelo escritor Pedro Chagas Freitas.

No dia 21 de junho, GDCR Senhora do Ó realiza, na sua sede, a partir das 10h00, 2.º Open Ténis de Mesa. Mais ao final do dia, no Parque Desportivo da Estela, a Associação Juvenil da Estela e o Grupo Musical “ComTradição” promovem um Raid BTT Noturno e Concerto de Música Popular.

A Música Sacra também marca presença neste programa comemorativo, sendo que no dia 26 de junho, pelas 21h30, haverá um concerto, na Igreja Paroquial da Estela, promovido pela Paróquia da Estela.

A 11 de julho, o Grupo Independente da Estela apresenta a peça “As Duas Órfãs”, às 21h30, na Sede do GDCR Senhora do Ó.

As atividades terminam no dia 12 de julho com uma Missa Solene, às 19h15, na Igreja Paroquial, e às 21h30, na Sede do GDCR Senhora do Ó, terá lugar a Sessão de Encerramento das Comemorações, que contará com a Condecoração Estelense a uma Personalidade/Entidade Poveira.