Miguel Sousa Neves nasceu na Rodésia do Sul (atual Zimbabwe) e especializou-se em Oftalmologia. Apoia técnica e financeiramente várias instituições de solidariedade social da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e está estreitamente ligado à Póvoa de Varzim (nos planos profissional, social, cultural e politico). Armando Marques é, aos 87 anos, a personificação do “Poveiro global”, um empreendedor de vida cheia, que percorreu (e, na sua caminhada, orientou e influenciou) toda a dinâmica comunitária da Póvoa de Varzim nas últimas décadas. Quanto a Nia Preu, é o símbolo maior do “poveiro marinheiro”: após décadas, iniciadas em menino, de trabalho no mar, onde aprendeu as artes da navegação à vela e se fez pescador de alto rendimento, Agonia Areias, entretanto mestre experimentado, é proclamado mestre da Lancha Poveira do Alto “Fé em Deus”, nesse ano construída em iniciativa conjunta do Clube Naval e do município (através do Museu Municipal). Finalmente, a Ourivesaria Tavares é uma empresa de cariz familiar, com serviços de excelência na produção, comercialização, restauro e manutenção de metais nobres e preciosos, caminha saudável para o centenário da sua fundação, fiel à sua matriz, mas inovando e modernizando em busca de novas propostas e novos públicos.

As propostas foram aprovadas e no dia 16 de junho irá decorrer a cerimónia de homenagens.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim irá estabelecer um protocolo com A Cerca – Abrigo dos Animais Abandonados. O Presidente da autarquia, Aires Pereira, explicou os motivos desta decisão na Reunião de Câmara de ontem: “o Canil Municipal da Póvoa de Varzim vem mantendo uma situação que é totalmente do meu desagrado, que sempre me causou bastante incómodo e que agora, finalmente, irá ter uma solução. O Canil Municipal não tem capacidade para todos os animais que recolhemos na via pública e, infelizmente, era necessário recorrermos à eutanásia. Com esta parceria serão poupadas mais de 80 vidas que, desta forma, terão a oportunidade de encontrar uma família que os adote. Isto porque A Cerca, localizada em S. Pedro de Rates, passado o período legal para um Canil Municipal manter os animais, irá acolhê-los e providenciar-lhes a oportunidade de serem adotados. A Câmara Municipal irá atribuir à associação uma verba anual de 20 mil euros para colaborar nas despesas médico-veterinárias, de alimentação, de limpeza, higiene e manutenção do edifício.

Aires Pereira elogiou o trabalho desenvolvido pelos sócios e voluntários da associação que mantém uma gestão preocupada em criar melhores condições para os animais que albergam. A requalificação do equipamento é uma das suas maiores preocupações e, através desta parceria, paulatinamente, os animais vão viver com dignidade.