O autarca fez questão de mencionar o “privilégio de conviver, anualmente, convosco”, elogiando as ligações à origem que os emigrantes poveiros fazem questão de manter, uma dinâmica “que todos os anos cresce e se afirma como um impulso natural”. Considerando este convívio “uma reunião alargada da grande família que somos”, José Macedo Vieira agradeceu “tudo quanto, por esse mundo, tendes feito pela Póvoa, cujo prestígio externo tenho constatado como obra vossa, fruto do vosso trabalho e do vosso empenho em causas públicas, muito apreciados pelas comunidades onde estais integrados”.

O jantar, que decorreu na sede da A.C.R. Matriz, fica uma vez mais marcado pelos momentos de convívio e de reencontro de amigos que apenas se vêem nesta altura do ano. E para honrar este espírito de regresso à “terra-mãe”, o Rancho Poveiro, um dos símbolos do município, abrilhantou a noite.

Nas suas primeiras edições, este jantar reunia apenas emigrantes no Brasil. No entanto, hoje em dia reúnem-se também emigrantes provenientes da França, da Suíça, da Alemanha, do Canadá, da África do Sul, de Espanha e dos Estados Unidos.