João Tordo, vencedor do Prémio Saramago 2009 com o romance As Três Vidas, foi o “professor” deste workshop que tinha como objetivo fornecer ferramentas que possibilitassem responder a determinadas questões primordiais de quem tem o gosto pela escrita e pelos livros.

Como deve ser construído o parágrafo inicial, uma cena, um diálogo. Bons e maus exemplos da literatura e, depois, as tentativas dos participantes, lidas em voz alta, deixando assim a timidez de lado, e a apreciação de João Tordo aos trabalhos.

O escritor explicou que “esta formação serve para pôr as pessoas a pensar de forma diferente, em história ou narrativa. Consoante forem praticando a escrita, os participantes vão aprimorando os seus trabalhos. Espero que tenham compreendido que a escrita de ficção não é nenhum monstro. Não pretendo formar nenhum escritor. Já tive formandos dos 16 aos 75 anos e o principal objetivo é que os participantes se divirtam”.

João Tordo estará de regresso à Póvoa de Varzim em 2014, no Correntes d’Escritas: “já venho ao Encontro de Escritores desde 2007 e mesmo quando não me convidam, eu venho”, brincou o escritor.

O curso de Escrita Criativa dinamizado pela Terra Firme contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.