As Redes Sociais dos concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde levaram a efeito, a partir das 9h00, as VII Jornadas Sociais, que incidiram sobre a reflexão e debate em torno da temática da violência nas relações familiares e respetivas fragilidades.

A iniciativa destinou-se a parceiros das Redes Sociais dos dois concelhos. O 1º painel, da parte da manhã, debateu a Violência e Fragilidades nas Relações Familiares – As crianças e a violência doméstica. Um tema apresentado por Sara Almeida, Psicóloga no Hospital Pediátrico Integrado do Centro Hospitalar de S. João.

Seguiu-se a temática Violência no Namoro por Manuel Albano, Delegado Regional da CIG, e Violência Doméstica no Adulto – novas e velhas dinâmicas, com as intervenções de Maria José Magalhães, Presidente da UMAR, e Ilda Afonso, Diretora Técnica do Centro de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência da UMAR.

O painel terminou com a apresentação dos resultados do estudo do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, por João Pinheiro, Vice-Presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, e César Santos, Coordenador do gabinete Médico-legal e Forense de Tomar.

A partir das 14h30, iniciou-se o 2º painel sobre Fragilidades versus Potencialidades na Idade Maior – (Re) Afirmação do Idoso na Sociedade, com as intervenções de Ricardo Pocinho (da Escola de Tecnologia da Saúde de Coimbra), Constança Paúl (do instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto) e Alexandra Lopes (do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto).

O debate incluiu os testemunhos de: Emília Godinho e Arlindo Maia.

As Jornadas Sociais contemplaram dois momentos culturais. De manhã, com o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim, e de tarde, com o Grupo Coral de Vila do Conde (Clube Sénior de Vila do Conde) e a Tuna da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim. Veja a Fotogaleria.