A sessão contará com a apresentação do quadro «Naufrágio do Quim Farrapa», de José de Azevedo, interpretado pelo Grupo de Teatro do Bairro Sul.

Sobre a obra, o autor revelou que “para encerramento do bicentenário do nascimento de Cego do Maio, fui convidado a escrever a sua biografia. Mais uma. De princípio hesitei, depois aceitei o desafio. (…). Tive a sorte de nascer e viver bem perto da casa onde viveu e morreu o Cego do Maio: tinha aí um trunfo a jogar. (…). Durante vários meses não parei de investigar”.

José de Azevedo, de seu nome José António Ribeiro de Azevedo, nasceu a 1 de junho de 1935, no Lugar da Poça da Barca, em Vila do Conde. Fez a instrução primária no Colégio de D. Nuno, na Póvoa de Varzim, e o secundário, até o 5º ano, no Liceu Nacional da Póvoa de Varzim e 6 e 7º nos colégios Araújo de Lima e Almeida Garrett, no Porto. Desde muito novo desenvolve intensa atividade no estudo e divulgação da história poveira.

Membro da Comissão de Iniciativa e Turismo de 1962 a 1974, Vereador do Pelouro de Turismo de 1976 a 1978 e de 1978 a 1980 ocupou o cargo de Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim. É distinguido em junho de 1995, na Câmara presidida pelo Dr. José Macedo Vieira, com a “Medalha de Prata de Cidadão Poveiro”.