Este ano o tema do concurso é “Colorir a Cooperação Europeia”, sendo que os participantes irão desenvolver o seu trabalho criativo entre as 10h00 e as 19h00, em telas fornecidas pela organização.

O Concurso de Pintura – Praça dos Pintores – está dividido pelos seguintes escalões: A – dos 14 aos 17 anos e B – dos 18 aos 27 anos.

Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados de cada escalão, sendo que se o Júri assim entender poderá haver lugar à atribuição de Menções Honrosas. A revelação dos premiados e respetiva entrega de prémios será no dia 17 de junho.

Os trabalhos resultantes desta grande concentração de jovens artistas farão parte de uma exposição final a realizar no Diana Bar, de 2 a 17 de junho.

A Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas tem vindo a assinalar desta forma criativa e direcionada à Juventude o Dia da Europa, que se celebra a 9 de maio, nas últimas duas décadas. A associação pretende com esta ação divulgar os objetivos subjacentes à criação da União Europeia bem como os seus princípios orientadores na cooperação entre países integrantes.

A 9 de maio, Dia da Europa, comemora-se a paz e a unidade no continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman. Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.