O objetivo desta colaboração passa por utilizar a experiência do Mestre Manuel Costa, pedreiro da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, para construir paredes de xisto “à moda antiga” em laboratório, que serão posteriormente testadas durante um ano no Laboratório de Engenharia Civil da Universidade do Minho. Este é o primeiro estudo em Portugal sobre a durabilidade das construções de xisto e sobre as soluções de reabilitação mais apropriadas a usar.

Todos os materiais utilizados na construção das paredes foram recolhidos em Rates e transportados para o laboratório da Universidade do Minho fazendo com que as paredes a construir sejam o mais possível representativas das técnicas tradicionais de construção das casas de Rates.

Como principal resultado deste estudo, espera-se obter conhecimento sobre a durabilidade destas construções e sobre as melhores técnicas de reabilitação das mesmas. O objetivo final é a salvaguarda do património rural construído, símbolo da identidade cultural e imagem de marca da região de Rates, que tantos turistas atrai.