Na sexta-feira, dia 1 de julho, teve lugar no Salão Nobre, onde a Junta de Freguesia homenageou e atribuiu uma medalha de reconhecimento, grau Prata, ao Agrupamento de Escuteiros de S. Pedro de Rates, pelos serviços prestados à Comunidade.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente na cerimónia.

Seguiu-se a reabertura do Núcleo de Apoio à Igreja de S. Pedro de Rates, após obras de valorização, com a inauguração da Exposição de Trajes antigos de S. Pedro de Rates.

No domingo, as atividades, abertas a toda a comunidade, começaram com a celebração da eucaristia dominical, na Casa Escola Agrícola Campo Verde, seguindo-se, um almoço convívio, no Parque Verde.

A animação, durante toda a tarde, foi feita com jogos tradicionais, nomeadamente o jogo da malha, a caça ao tesouro, os desportos radicais também não faltaram, nomeadamente o slide, arborismo, entre outros. Houve ainda atuações com as crianças do Jardim de Infância da Fundação Centro Social de Rates, com as marchas populares, aulas de zumba e a atuação do Rancho Folclórico de Rates.