Póvoa de Varzim, 26.11.2013 - No próximo sábado, 30 de novembro, a JuveNorte realiza a iniciativa "Resgatar das Almas a Santo André", com início marcado para as 17h00, no Adro da Capela da Sr.ª do Desterro rumo à Capela de Santo André, em Aver-o-Mar.
A
associação propõe-se mais uma vez, a recuperar esta tradição de uma forma
organizada pelo terceiro ano consecutivo.
Trata-se
de um ato recreativo e cultural, mas acima de tudo religioso que será aberto à
população em geral.
A JuveNorte levará ao “Resgatar das Almas”, um grupo trajado a
rigor para serem lembrados os tempos idos e convida toda a população
a integrar o grupo.
A
iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Seguem-se
apenas algumas considerações acerca da História de Santo André:
“Na
Capela, em Aver-o-Mar, venera-se este santo de que os poveiros
são muito devotos, sobretudo a classe piscatória, pois a Santo André
é dada a incumbência de pescar, das profundezas, as almas dos
náufragos e entregá-las a Deus.
A festa deste padroeiro das almas, a 30 de Novembro, é muito procurada
por romeiros de toda parte.
Na madrugada ou no entardecer, desse dia ou da sua véspera, homens e
mulheres enlutados e com lampiões na mão, vão a pé das suas casas
até à capelinha.
Diz
a sabedoria popular que quem não for a Santo André em vida lá terá
de ir depois de morto.
Além
disso, o santo tem também dotes de casamenteiro.”
Esta
é mais uma tradição poveira, que a juntar à
“Serra-Essa-Velha” e à “Queima do Judas”, por altura
da Páscoa, e ao “Cantar das Janeiras” pela quadra natalícia,
que a JuveNorte insiste em manter viva.