A
associação propõe-se mais uma vez, a recuperar esta tradição de uma forma
organizada pelo terceiro ano consecutivo.

Trata-se
de um ato recreativo e cultural, mas acima de tudo religioso que será aberto à
população em geral.
A JuveNorte levará ao “Resgatar das Almas”, um grupo trajado a
rigor  para serem lembrados os tempos idos e convida toda a população
 a integrar o grupo.

A
iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Seguem-se
apenas algumas considerações acerca da História de Santo André:

“Na
Capela, em Aver-o-Mar, venera-se este santo de que os poveiros
são  muito devotos, sobretudo a classe piscatória, pois a Santo André
é  dada a incumbência de pescar, das profundezas, as almas dos
náufragos  e entregá-las a Deus.
A festa deste padroeiro das almas, a 30 de Novembro, é muito procurada 
 por romeiros de toda parte.
Na madrugada ou no entardecer, desse dia ou da sua véspera, homens e 
 mulheres enlutados e com lampiões na mão, vão a pé das suas casas
até  à capelinha.

Diz
a sabedoria popular que quem não for a Santo André em vida lá terá 
 de ir depois de morto.

Além
disso, o santo tem também dotes de casamenteiro.”

Esta
é mais uma tradição poveira, que a juntar à 
 “Serra-Essa-Velha” e à “Queima do Judas”, por altura
da Páscoa, e ao   “Cantar das Janeiras” pela quadra natalícia,
que a JuveNorte insiste em manter viva.