A apresentação da obra estará a cargo de Felicidade Ramos e marcarão presença ainda Jorge Pinto Guedes (da Editora Mindaffair) e Luísa Pinto.

A entrada é livre.

Susana Vieira Ramos é licenciada em Estudos Clássicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Pós-Graduada no Ensino de Português para Estrangeiros, pela Universidade do Porto, tem 29 anos e é natural de Vila do Conde.

Viveu em França e na Nova Caledónia, entre 2009 e 2013, onde teve oportunidade de colaborar em vários projetos académicos, desenvolvidos pela Université de la Nouvelle-Calédonie e pela University of South Pacific.

Durante o ano de 2012, realizou uma série de entrevistas com imigrantes da Nova Caledónia, da qual resultou uma exposição fotográfica e o livro Gentes do Mundo no Fim do Mundo.

Atualmente, a autora é Consultora linguística na Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e Professora de Português para estrangeiros na Ciberescola

Emigrada durante um ano e meio na Nova Caledónia, Susana Vieira Ramos viu-se confrontada com uma nova realidade quando chegou ao arquipélago situado na Oceânia. A dificuldade de adaptação a um novo país, com cultura e modus vivendi muito diferente do ocidental, depressa se esbateu ao tomar contacto com outros emigrantes que ali se encontravam. Apesar das leis restritas em relação à imigração, Susana Vieira Ramos conseguiu encontrar vários imigrantes na Nova Caledónia, oriundos dos quatro cantos do mundo. Pessoas que concordaram em confidenciar as suas vidas, em entrevistas realizadas ao longo de 2012.

O livro, num tom intimista, está dividido por doze capítulos (simbolizando os 12 meses do ano) e as histórias nele relatadas são acompanhadas por uma série de fotografias. A obra pretende ser um incentivo para todas as pessoas que gostam de viajar, mas sobretudo uma coletânea de testemunhos valiosos para aqueles que emigram e procuram a felicidade e uma vida melhor noutras paragens.