De 12 a 14 de agosto realiza-se a 8ª edição de Laundos em Movimento, organizada pela Paróquia de Laúndos.
A iniciativa foi apresentada, ontem, no local onde tudo acontece, ou seja, no Terreiro do Santuário de Nossa Senhora da Saúde. Guilherme Peixoto e Carlos Ribeiro, da organização, e o humorista João Seabra apresentaram o programa do evento que esperam ter entre 7 a 10 mil visitantes.
Tudo começa na noite de sexta-feira, 12 de agosto, com comédia e música no espaço Ar de Rock que, por estes dias desce ao Terreiro. A João Seabra juntam-se Hugo Sousa e Pedro Neves para um espetáculo de stand-up comedy, seguindo-se a animação musical.
O Padre Guilherme Peixoto começou por referir-se às novidades deste ano, nomeadamente, a integração da prova de Downhill urbana no campeonato nacional, passando a fazer parte do Portugal Open DHU: “Até aqui era uma prova regional da Associação de Ciclismo do Porto e era principalmente pessoal da zona norte que competia. Este ano, teremos gente de todo o país a competir”. A prova decorre no escadório do Monte de São Félix, no sábado à noite.
Para além disso, a Grande Descida de Carros Artesanais também contará com novidades na pista: “a pista será mudada em relação aos anos anteriores. Há mais paragens ao longo do percurso. Tudo foi apresentado à Proteção Civil e à Guarda Nacional Republicana de modo a garantirem a maior segurança possível. A cada ano que passa, temos tido mais segurança na pista e temos feito mais apelos”, garantiu o Padre Guilherme Peixoto, acrescentando que a organização pretende sempre fazer melhor.
Este ano o tema escolhido para a caracterização dos carros foi o cinema e para júri da prova a organização convidou a atriz e cantora Sofia Escobar e o seu marido ator madrileno Gonzalo Ramos.
Em linha com a temática, o evento integra, pela primeira vez, o “Ceninhas 2016 – 1º Concurso de Cinema do Laúndos em Movimento” que procura promover as artes criativas em torno da iniciativa. Os filmes a concurso devem ser sobre o “Laúndos em Movimento” e os concorrentes podem participar com mais do que um filme, sendo que a data limite para entrega é 31 de agosto.
O Padre Guilherme Peixoto destacou a causa social do evento revelando que as verbas arrecadadas com o “Laúndos em Movimento” e com o Espaço Ar de Rock Laúndos, que inclui a participação em eventos como Os dias no Parque e São Pedro, têm todas o mesmo fim: a construção da sede dos Escuteiros de Laúndos. Nos últimos três anos, já angariaram cerca de 50 mil euros e esperam, dentro de dois anos, ter o valor necessário para avançar.
O Pároco referiu ainda que “a comunidade de Laúndos anseia todos os anos o regresso dos seus que estão espalhados pelo mundo”. Daí que, “Laúndos em Movimento” aconteça no mês de agosto, altura em que todos se encontram na freguesia e, para além disso, participam no evento: “a própria equipa de montagem da pista Downhill, no escadório, é feita por emigrantes”.
Assim sendo, é esperado que a prova seja, uma vez mais, “um momento de convívio e de alegria e que todos nos possamos divertir unidos”, transmitiu o Padre Guilherme Peixoto.
“Laúndos em Movimento” conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Junta de Freguesia, bem como de outras associações, instituições e empresas da região.