Este conjunto de iniciativas, criado em 2009 pela Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel de Laúndos, culmina na “Grande Descida de Carros Artesanais”, uma prova de carros artesanais ímpar no país.

“Laúndos em Movimento” decorre entre o Terreiro de Nossa Senhora da Saúde e o Escadório do Monte de S. Félix, o ponto mais alto do concelho da Póvoa de Varzim e um dos ex-libris do turismo da região. O recinto do evento, com 10.000 m2, tem capacidade para receber 20.000 pessoas.

Na sexta-feira, 8 de agosto, a festa arranca no Ar de Rock Laúndos, a partir das 22h00. No sábado, 9, entre as 10h00 e as 17h00, realiza-se a concentração de motas e carros clássicos. A partir das 17h00 e até à meia-noite, estará na estrada o Campeonato Regional DHU ACPorto. No domingo, às 14h30 terá início a 6ª Grande Descida de Carros Artesanais, cujo tema, esta edição, são as profissões.  

Com o “Laúndos em Movimento”, a organização pretende fortalecer na comunidade laços de amizade, dentro de um convívio sadio, alegre e repleto de valores humanos e, ao mesmo tempo, projetar a freguesia de Laúndos e o concelho da Póvoa de Varzim a nível nacional.

Em todas as edições do Laúndos em Movimento, o saldo financeiro reverte para causas sociais, tais como o restauro de imóveis da paróquia ou a construção da sede do Agrupamento de Escuteiros da terra, o Agrupamento nº 570 do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.