Foi na Biblioteca Municipal que, às 14h00, “professores bibliotecários” apresentaram os projetos de promoção da leitura e da escrita, desenvolvidos ao longo do corrente ano letivo em várias escolas do concelho da Póvoa da Varzim.

“(Re)Leituras: aventuras de leitura e escrita” e “Leituras com TICs” da E.B. 2/3 de Beiriz; “Os Escritores da Rocha Peixoto”, da E.S. Rocha Peixoto; “Construindo Leitores”, da E.B. 2/3 de Aver-o-Mar; “Experiências de leitura e escrita”, da E.S. Eça de Queirós; “Cultivar Talentos”, da E.B. 2/3 Cego do Maio; “Bolsas de CBEs”, da E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves; e “Histórias com Problemas”, da E.B. 2/3 de Rates, foram os projetos apresentados.

Considerados, de um modo geral, como mais inovadores, foram os projetos “Bolsas de CBEs”, apresentados pela E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves e “Histórias com Problemas”, exposto pela E.B. 2/3 de Rates. O primeiro consiste na criação de uma Bolsa de Voluntários da Biblioteca Escolar os quais, entre outros trabalhos, asseguram a montagem de exposições, organizam eventos e concursos, garantem a manutenção do espólio da Biblioteca Escolar e promovem sessões de leitura em Instituições do concelho.

O projeto “Histórias com Problemas”, desenvolvido pela E.B. 2/3 de Rates consiste numa estratégia de ensino que visa a integração da língua portuguesa e a matemática. Para melhor conhecimento do projeto poderá ser utilizado o blog http://rates-palavra.blogspot.pt.

Ao permitir a apresentação destes projectos e, consequentemente, da diversidade de formas de abordar a leitura e a escrita nas bibliotecas escolares, esta iniciativa do Correntes resulta numa importante partilha de ideias e de metodologias de trabalho, que a todos beneficia.

Dr.ª Maria João Castro, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares da Póvoa de Varzim, encerrou a reunião manifestando satisfação pela diversidade de conteúdos e qualidade dos projetos apresentados. 

Saiba tudo sobre o Correntes d´Escritas aqui.