Recorde-se que esta associação poveira assinalou, este ano, o seu 53º aniversário. O Leões da Lapa Futebol Clube foi fundado a 1 de abril de 1962 por um grupo de rapazes que jogava futebol na rua. Estes costumavam realizar jogos com grupos de amigos diversos, oriundos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim. Os resultados positivos levaram-nos a se auto-nomearem Leões. Como estes viviam na zona da Igreja da Lapa decidiram, então, apelidar-se de Leões da Lapa. Durante 20 anos este grupo foi existindo, sem a mínima organização, continuando apenas a jogar futebol.

Em 1982 nasce a Associação com sede na rua Pereira de Azurar, n.º48, tendo sido oficializado um ano mais tarde a sua criação ao serem publicados os Estatutos em Diário da República.

A mostra vai poder ser visitada até ao dia 2 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e aos domingos e feriados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

A AssociaTur é o título genérico para uma série de exposições que se vão realizar ao longo do ano que tem como objetivo divulgar associações como motor de promoção turística.

O movimento associativo no nosso concelho tem vindo a crescer e a afirmar-se como um dos pilares do desenvolvimento local, bem como um fator agregador em torno de objetivos nos mais diversos setores. Assim sendo, faz todo o sentido que a autarquia promova as associações do concelho no seu Posto de Turismo.