A sessão foi presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, estando também presentes representantes do Conselho Diretivo do POSEUR. O Município da Póvoa de Varzim esteve representado pela Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, sendo que o Presidente do Município e também Presidente do Conselho de Administração da Lipor, Aires Pereira, esteve presente na cerimónia.

Foram entregues 13 viaturas, das quais 9 movidas a Gás Natural, financiadas pelo Programa POSEUR, num investimento total de um milhão e novecentos mil euros.

Este investimento, além do objetivo principal de reforçar a aposta na recolha seletiva de materiais recicláveis da Lipor e dos seus municípios associados, resulta também de uma busca por soluções alternativas que ajudem a diminuir a poluição do ar e o ruído nos grandes centros urbanos.

O gás natural é um dos combustíveis de futuro, quer em termos de custos quer em termos de impacto no ambiente, pela ausência de enxofre, hidrocarbonetos e partículas nas saídas e baixas emissões de CO2.

Este é um investimento com um duplo impacto positivo – aumento das quantidades de recicláveis recolhidas e diminuição da poluição nas áreas urbanas.