A sessão contará com as intervenções de Paula Morão, Maria João Reynaud e Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Trata-se de uma edição da Opera Omnia patrocinada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Centro de Estudos Comparatistas.

Sobre a obra, Paula Morão revelou o seguinte: “Este volume recolhe textos que alunos de pós-graduação da Faculdade de Letras de Lisboa: o de Ana Eustáquio, sobre os volumes de crónicas e com breves incursões noutros volumes da obra; os de Helena Costa Carvalho e de Robin Driver estudam O Planeta desconhecido e Romance da que fui antes de mim. A escrita do eu em Luísa Dacosta é um centro e um pólo irradiante da obra: enquadrados por mitos e símbolos, o inventário um mundo em que passado e presente se encadeiam descrevem um universo mágico mas também realista. A Escritora concilia a atenção ao contexto e às falas dos outros, a escrita intimista e a auto-análise, o integrar de leituras que alicerçam e servem de esteio a este mundo de palavras e aos mundos que elas reificam.

Os ensaios agora reunidos são uma homenagem a Luísa Dacosta, para que a “irrealidade dos espelhos” não seja princípio de dissolução mas “lago mágico” de que emerge o que escreveu, perene memória para quem a saiba ler”.

Paula Morão é Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre Abril 2007 e Novembro 2009 exerceu as funções de Diretora-geral do Livro e das Bibliotecas (Ministério da Cultura). É membro do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dirigindo o Projeto Textualidades (Grupo Morphe).