A apresentação da obra será feita por Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A sessão contará ainda com uma recriação de época a cargo do Grupo de Teatro “Camaleões” e uma mesa redonda subordinada ao tema “Os romanos na Póvoa de Varzim”, com a presença dos arqueólogos municipais das Câmaras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, respetivamente, José Flores e Pedro Brochado.

Sinopse

“Esta obra remete-nos para a Antiguidade Clássica de uma forma empolgante e cheia de ação.

Áugures, druidas, legiões romanas e um grupo destemido e aventureiro, chefiado por

Ernesto, levam-nos numa viagem, onde a realidade e a ficção se confundem.

“O enigma de garum” é o primeiro conto da coleção “O mundo de Ernesto”, passado na linda cidade da Póvoa de Varzim e tendo como pano de fundo a presença dos romanos na zona do Alto de Martim Vaz. A coleção pretende contar através de Ernesto, as peripécias e o desvendar de enigmas em terras conhecidas e passados em épocas remotas…”

Os autores

Jorge Basílio nasceu a 10 de Dezembro de 1960, na cidade da Póvoa de Varzim, é licenciado em Educação Visual e Mestre em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. É professor do ensino básico e formador de professores.

Este livro é a sua quarta publicação e a primeira da coleção “O mundo de Ernesto”, sendo do género aventura, baseado em factos históricos. Um apêndice “saber mais” e um glossário completam o conjunto.

Zulmira Lima, Professora do Ensino Básico, possui Mestrado em Administração e Planificação da Educação e Especialização em Bibliotecas Escolares. É professora bibliotecária. É o seu primeiro livro publicado.