Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Cultura, esteve presente na abertura do espaço para proceder à entrega da primeira oferta da campanha “Faça compras, receba livros” levada a cabo pela Biblioteca Municipal em parceria com a Associação Comércio ao Ar Livre. De 21 a 23 de Abril, quem realizar compras nos estabelecimentos comerciais aderentes à iniciativa recebe um cupão que lhe permitirá levantar gratuitamente uma edição municipal.

A animação esteve a cargo do Grupo de Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde que apresentou uma peça de Teatro de Marionetas para as crianças do Instituto Maria da Paz Varzim. A actuação repete-se, amanhã, às 14h30, para o Jardim Escola O Ribeiro e quarta-feira para o Instituto Madre Matilde.

O Serviço Educativo da Biblioteca irá também desenvolver actividades de animação para o público infanto-juvenil, nomeadamente a iniciativa “Tardes com Histórias” onde serão contadas histórias aos mais novos, ateliês lúdicos e visionamento de filmes.

livros_rua01 livros_rua02

O horário de funcionamento desta extensão da Biblioteca para hoje e amanhã será das 14h30 às 18h30 e na quarta-feira, estará aberto das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h00.

Ainda no âmbito das comemorações, os livros irão também a duas instituições do concelho, Beneficente e Santa Casa da Misericórdia, às 14h00 e 15h00, respectivamente, para Sessões especiais de Leitura Sénior. Este projecto teve início no dia 23 de Abril de 2007 e desde então tem cumprido o seu objectivo de estimular a imaginação e ocupação dos tempos livres dos idosos através de actividades de animação de leitura.

Irá decorrer ainda, no Auditório Municipal, às 15h00, a 3ª edição de “Vamos passar o Testemunho”, uma actividade que envolve a participação das escolas do primeiro ciclo de ensino, convidadas, no início do ano lectivo, a construir em conjunto uma história que seria começada por uma turma de uma escola e depois passada sucessivamente às outras turmas tanto dentro do mesmo estabelecimento de ensino como a outros participantes para que a continuassem. A história, agora concluída, vai ser apresentada e lida, no dia 23, pelas crianças que a escreveram, sendo a apresentação aberta ao público em geral.

As celebrações do Dia Mundial do Livro também decorrem on line, às 10h00, com a apresentação virtual do livro de Actas do Seminário “20 Anos de Leitores e Bibliotecas” que teve lugar a 30 de Novembro de 2007 promovendo a reflexão e o debate sobre os desafios que enfrentam as bibliotecas integradas na Rede Nacional, 20 anos após a sua criação.

O dia termina na Escola Secundária Eça de Queirós, às 21h30, com uma Tertúlia sobre “O valor dos Livros” com Luís Diamantino, José Maria Maciel e Fernando Souto intitulada A Biblioteca pelas Bibliotecas Repartida.

Lembramos que a iniciativa inserida no Ciclo de filmes “Universo Biblioteca” prevista para dia 23 foi cancelada devido ao curto-circuito ocorrido na Biblioteca no passado dia 16.

Com a Festa do Livro e da Leitura, a Biblioteca Municipal celebra, durante este mês, o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro. A primeira coincide com a data de nascimento do escritor dinamarquês  Hans Christian Andersen e no dia 23 de Abril, as Bibliotecas Públicas comemoram, um pouco por todo o mundo, o Dia Mundial do Livro, instituído pela Conferência Geral da UNESCO a 15 de Novembro de 1995, com o objectivo de promover e difundir o livro a todas as faixas etárias.