A iniciativa surgiu no âmbito das comemorações do Centenário do seu nascimento levadas a cabo pela Fundação Dr. Luís Rainha, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

O Presidente da autarquia poveira, Aires Pereira, transmitiu que “mais importante do que reconhecer é relembrar. Relembrar a importância de cidadãos poveiros como o Dr. Luís Rainha e a importância que têm as pessoas que não se acomodam e lutam pela terra e pelos problemas que a terra em cada época tem”.

O edil recordou que “o Dr. Luís Rainha foi uma pessoa que na segunda fase do século XX teve um interessante trabalho na cidade quer sob o ponto de vista político, quer com a sua ligação ao regime e à fundação da Sopete. E, portanto, quando se fazem estas efemérides deve lembrar-se aqueles que entre nós têm o nome deles ligado à história da Póvoa de Varzim, como é o caso”.

Aires Pereira revelou que “o Dr. Rainha foi uma pessoa que tive oportunidade de conhecer bem. Era, sem sombra de dúvida, uma personagem que se distinguia pela sua forma de ser e estar na vida e pelo contributo que dava pelas coisas da Póvoa, que não se cansava de enaltecer e também não se cansava de contribuir com o seu conhecimento. Era um homem muito viajado e muito interessado pela arquitetura. Era muito bom conversar com ele”.

Neste sentido, destacou “é bom que aproveitemos estas ocasiões para dar a conhecer aos mais novos aquilo que de importante fizeram pela Póvoa muitos dos seus cidadãos”.

Inácio Sousa Lima, Presidente da Fundação Dr. Luís Rainha, lembrou que este era o segundo momento das comemorações do Centenário, sendo que o primeiro foi a 18 de junho, aquando da apresentação do programa comemorativo, na sede da Fundação. Uma vez mais referiu que “as comemorações que a Fundação está a promover nunca seriam possíveis sem o apoio da Câmara Municipal”.

O terceiro e último momento será a 20 de fevereiro de 2016 com o lançamento de um livro, que reunirá evocações, documentação existente na Biblioteca Municipal, bem como os escritos do Dr. Luís Rainha, coordenado por Manuel Costa e publicado pela Fundação Dr. Luís Rainha.

Sobre esta iniciativa, o Presidente da Fundação revelou que “no dia do aniversário do Dr. Luís Rainha vamos prestar homenagem ao homem que tanto gostava da Póvoa e mostrá-lo à comunidade. O Dr. Luís Rainha era um homem que vivia as causas da Póvoa, nomeadamente, a zona de jogo, o Porto de pesca, as obras do Hospital, entre outras. A Póvoa era a sua grande paixão”.

Na Biblioteca Municipal estará patente, durante um mês, uma Mostra Documental sobre o Dr. Luís Rainha, com fotografias, bibliografia e notícias da imprensa local. A permanência desta mostra servirá para que os utilizadores diários da Biblioteca possam conhecer a evocação feita ao Dr. Luís Rainha a propósito do centenário do seu nascimento.

Veja a fotogaleria.