Os Lusíadas verso a verso, estância a estância, canto a canto; saber o poema de cor, conhecê-lo, de coração: foi isto que fez António Fonseca, que considera tratar-se de “uma obra difícil de ler mas muito fácil de ouvir”.

E agora, no terreno transparente da poesia, o poder encantatório da palavra, o encontro arrebatado entre quem diz e quem ouve: é isto que António Fonseca vai fazer.

Num espetáculo informal e intimista, dará voz e alma ao poema de Camões para nos interpelar, fazer descobrir, recordar e, seguramente, comover com as palavras que o poeta cantou.

António Fonseca estudou filosofia e teatro. Ator desde 1977.

Trabalhos mais recentes em teatro: Watting forGodot de S. Beckett (nomeado para os Globos de Ouro – melhor ator); A Tempestade de W. Shakespeare; Ivanov de Tchekov; Os Lusíadas de Luís de Camões (versão integral e antologias); Vermelho de John Logan (nomeado para os Globos de Ouro e Prémios da SPA – melhor ator); O Preço de A. Miller; Contrabaixo de P. Suskind.

Trabalhos mais recentes em televisão: Mar Salgado  (SIC), Odisseia (RTP1), Depois do Adeus  (RTP1), O Segredo de Miguel Zuzarte  (RTP1).

Trabalhos mais recentes em cinema: Florbela de Vicente Alves do Ó, (nomeado para os prémios Sophia, na categoria de melhor Ator Secundário); Mistérios de Lisboa de Raoul Ruiz; Star Crossed de Mark Heller.

Possui o título de Especialista em Interpretação e é professor no Curso de Teatro e Educação da ESEC.

Em 1996 recebeu a medalha de Mérito Cultural (grau Ouro) atribuída pela C. M. de Oeiras.