Esta formação, que se realizou pelo terceiro ano consecutivo, contou entre os participantes, na maioria poveiros, também pessoas vindas de concelhos limítrofes, e teve como novidade a certificação formativa.

A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, esteve presente e transmitiu que a formação “ajuda a melhorar as competências em salvar uma vida e não há nada mais nobre do que isso”, sublinhando que o “Município vai continuar a apoiar e investir nestas atividades”.

Para Ilda Cadilhe, comandante dos Bombeiros da Póvoa, o objetivo do 3º Masstraining “passou por sensibilizar a população para estarem preparados para os procedimentos de Suporte Básico de Vida, dado que na Póvoa de Varzim o número de casos tem vindo a aumentar”.

A aprendizagem que cada um assimilou pode ser determinante no salvamento de uma vida e os Bombeiros da Póvoa estão disponíveis para dar a formação básica às instituições ou a cidadãos. Ilda Cadilhe, que não se cansa de salientar a importância dos cidadãos saberem o que fazer perante uma situação de paragem cardiorrespiratória.

A Comandante lançou ainda o desafio a outras corporações para que Portugal obtenha o recorde mundial do país que à mesma hora em locais diferentes tenha a ser ministradas ações de aprendizagem de manobras de suporte básico de vida.