A 1ª Grande Maratona BTT, que terá lugar no fim-de-semana de 13 de Outubro, foi hoje apresentada em conferência de imprensa, no Estádio Municipal, onde os organizadores revelaram já ter mais de 1400 pessoas inscritas e mais de meio milhar de alunos confirmados para participar no Passeio Familiar, um percurso de 15 quilómetros dentro da Maratona. No percurso completo, que terá uma extensão de 80 quilómetros, vai também participar o vencedor da última Volta a Portugal em Bicicleta, Xavier Tondo.

O evento desportivo, que vai decorrer dentro de pouco mais de uma semana, engloba a Maratona, propriamente dita, que tem lugar no dia 13, a Corrida de Campeões, que tem lugar no dia seguinte e reúne 70 corredores de renome do ciclismo português, entre eles Alves Barbosa, Marco Chagas, Manuel Zeferino, para referir só alguns, que competem num circuito urbano, na parte norte da cidade, e a Expobike, uma mostra e feira de bicicletas e de material para a prática do ciclismo, que se realiza no Pavilhão do Clube Desportivo da Póvoa e abre portas na sexta-feira, dia 12, mantendo-se em funcionamento até domingo ao fim da tarde.

Manuel Zeferino, vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta, em 1981, é um dos organizadores e, na conferência desta manhã, revelou que o percurso da Maratona está dividido em três escalões de dificuldade: 80 km, 40 km e 15 km, este último designado como Passeio Familiar. Apesar de não ter um pendor competitivo, a Maratona, será cronometrada e haverá três bicicletas para os três primeiros nos percursos de 40 e 80 km, havendo ainda prémios de participação para o Passeio Familiar, que como afirmou ainda Manuel Zeferino, será conduzido pelos ciclistas José Azevedo, João Cabreira e Bruno Pires.

Os participantes nos dois primeiros percursos partem ao mesmo tempo, às 9h30 de sábado, junto às Piscinas Municipais. Cerca de 15 minutos mais tarde, partem os ciclistas do Passeio Familiar. O percurso é o mesmo para todos os participantes, que farão mais ou menos quilómetros, consoante a prova seleccionada. O grau de dificuldade é médio, mas há subidas que vão ser um verdadeiro desafio, como as cividades de Terroso e Bagunte e a Serra da Franqueira. Ao longo do percurso há três pontos de abastecimento de água e alimentos e haverá ainda um almoço, que será servido no interior da Praça de Touros. A prova passa pelas freguesias de Rates, Laundos e Navais e por freguesias dos concelhos de Barcelos e de Vila do Conde.

Estão garantidos os abastecimentos ao longo da prova, o almoço e a bonita camisola da prova, desenhada especialmente para este evento e fabricada em Itália. Para além da camisola há também um equipamento completo, com luvas incluídas, e que poderá ser adquirido no dia.

maratona_btt

Quanto à Corrida dos Campeões, a expectativa é grande. É a segunda vez que se realiza na Póvoa e, este ano, entre outros nomes, contará com a presença de Alves Barbosa, que apesar da idade está, com certeza em grande forma. A prova é composta por 30 voltas, com partida às 10h00, do Pavilhão do Clube Desportivo da Póvoa. Os ciclistas seguem depois pela Avenida dos Banhos, viram na Praça 5 de Outubro para subir a Avenida Santos Graça, no topo da qual seguem pela Rua Gomes de Amorim em direcção à Avenida Vasco da Gama e rumo ao ponto de partida.

A Expobike é outro dos componentes desta 1ª Grande Maratona BTT. Trata-se de uma mostra e feira de bicicletas e de material ligado ao ciclismo amador e profissional, que começa na sexta-feira, dia 12, às 20h00, no pavilhão do Clube Desportivo da Póvoa. Durante os três dias da Expobike haverá também demonstrações de Cycling, modalidade desportiva praticada em bicicletas fixas. Haverá 30 destas bicicletas, sendo as demonstrações abertas à participação do público.

A 1ª Grande Maratona BTT cidade da Póvoa de Varzim tem todos os ingredientes para ser um evento desportivo de sucesso, que passará a marcar a agenda de Outubro nos próximos anos, na Póvoa. Como afirmou o vereador do Pelouro do Desporto, Aires Pereira, a Câmara Municipal está sempre disponível para apoiar eventos desta natureza, que mobilizam a população local, atraem novos visitantes, dinamizam as estruturas hoteleiras e promovem hábitos de vida saudável.