Os livros vão ser agora avaliados pelo júri constituído por José António Gomes, escritor e professor universitário; Ana Paula Tavares, escritora; Patrícia Reis, escritora e directora da Revista Egoísta; Pedro Mexia, escritor e crítico e Fernando Pinto do Amaral, escritor e professor universitário. No início de Janeiro, será divulgada a lista das obras finalistas.

Na sua edição de 2012, o Prémio, no valor de 20 mil euros, irá distinguir uma obra em prosa.

O Regulamento estabelece ainda que podem concorrer autores oriundos das diversas geografias de expressão ibérica, publicadas em Portugal e em português, entre Julho de 2009 e Junho de 2011. Excluem-se as Obras Póstumas, Obras Completas e Compilações e Obras de Literatura Infanto-Juvenil. Também não são admitidas a concurso obras de autores que tenham sido galardoados com o Prémio Literário Casino da Póvoa nos últimos seis anos.

O anúncio da obra premiada será feito na sessão de abertura da 13ª edição do Correntes d’Escritas, a 23 de Fevereiro, e a entrega do prémio ao autor galardoado irá ocorrer na sessão de encerramento, a 25 do mesmo mês.

Em relação ao Prémio Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas, está ainda a decorrer, até ao final deste mês, o envio de trabalhos. O regulamento do concurso está disponível no portal municipal.

Este galardão distingue, anualmente, um livro inédito (romance, contos, ensaio ou poesia) cuja temática seja a Póvoa de Varzim. Podem concorrer ao Prémio todos os cidadãos portugueses ou de todos os países de expressão portuguesa e espanhola que apresentem trabalhos sobre a Póvoa de Varzim. Os participantes habilitam-se ao prémio de mil euros e ainda a verem a sua obra editada pela Fundação. O Prémio não poderá ser atribuído a obras galardoadas com outros Prémios do Correntes d’Escritas nem a trabalhos cujo autor tenha sido galardoado com o Prémio Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas nos últimos cinco anos.

Os interessados poderão concorrer à 2ª edição do Prémio Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas até 30 de Setembro de 2011.

Esteja atento ao portal municipal porque muito em breve serão anunciados os regulamentos para os seguintes prémios: Prémio Correntes d’Escritas/ Papelaria Locus, na modalidade de conto, destinado a jovens entre 15 e 18 anos; Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/ Porto Editora destinado a turmas do 4º. ano do 1º. Ciclo do Ensino Básico.