O acto quotidiano de varrer a sua rua foi complementado com a recolha de lixo em sacos previamente disponibilizados na Junta de Freguesia para esta mega-acção de limpeza que mobilizou o povo ratense. Para além dos que entregaram nas Oficinas de Reutilização existentes no Parque Verde o saco com resíduos recolhidos na sua rua, muitos se juntaram para a limpeza do Parque Verde, do Campo da Feira e da Fonte do Pedro.

Segundo Armindo Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia, a quantidade de lixo recolhido superou as expectativas mas, mais do que isso, a sensibilização e mobilização das pessoas a esta campanha foi, de facto, impressionante. Fica a convicção de que “os habitantes vão querer fazer isto mais vezes e com maior regularidade”. De salientar que, entre os participantes, maioritariamente se encontravam crianças e jovens numa atitude de manifesta atenção e interesse pela preservação do meio ambiente, na luta pela poluição.

Este movimento voluntário de recolha de lixo decorreu à escala mundial, em todos os países-membros da Organização “Clean Up the World”, na qual a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim participa desde 1998. Para além da autarquia poveira, as instituições membros da organização que promoveram a campanha e passaram o Fim-de-semana a Limpar o Mundo em Portugal foram a Câmara Municipal de Arganil, a Liga Portuguesa da Natureza (LPN), a Prosepe (Paredes) e a Quercus (Lisboa).

Limpar o Mundo, Limpar Portugal