Passar para o conteúdo principal

O Arquivo Municipal continua a promover com sucesso os Cursos de Construção de Árvore Genealógica, mediante a procura que estas ações têm merecido por parte da população.

Quer saber quem foram os seus antepassados? Apenas sabe o nome dos seus avós mas tem curiosidade em saber quem foram os pais dos seus avós e os avós dos seus avós e não sabe como descobrir? Quer fazer a sua árvore genealógica e não sabe como nem por onde começar?

Poderá encontrar a resposta para estas e outras questões nas próximas edições (IX e X) do Curso Livre de Genealogia que o Arquivo Municipal, com o apoio do Grupo de Amigos do Museu, está novamente a organizar.

Intitulada “Construção de Árvore Genealógica: pesquisa de ascendentes e organização de dados”, o Curso será ministrado por Ricardo Bessa Teixeira (da Associação Portuguesa de Genealogia) e irá decorrer ao longo de cinco sessões, com início marcado para 18 de março, às 21h00, no Arquivo Municipal. As restantes sessões serão nos dias 25 de março, 15 e 29  de abril, e 6 de maio, sempre à mesma hora.

A X edição começa a 13 de maio, sendo que as restantes sessões decorrem a 20 e 27 de maio e 2 e 4 de junho.

As inscrições limitadas podem ser feitas para o email: arquivomunicipal@cm-pvarzim.pt ou através telefone 252 090 003. O custo da inscrição é de 20€ e a participação no Curso inclui certificado de participação.

Com uma componente prática muito grande, este Curso Livre destina-se a todos aqueles que querem iniciar-se na pesquisa dos seus ascendentes, ensinando a organizar uma pesquisa genealógica, nomeadamente a pesquisa de fontes, a organização dos registos, o tratamento e recolha da informação. Enfim, dotar os formandos dos instrumentos necessários para eles próprios fazerem a pesquisa das suas raízes familiares através dos documentos de arquivo.

Tópicos
Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.