O tema foi debatido por Rui Pereira, Ex-Ministro da Administração Interna, e José Manuel Anes, Professor Catedrático da Universidade Lusíada, e moderado por Miguel Silva, Presidente da Associação Portuguesa de Criminologia.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, também esteve presente na iniciativa.

Os convidados palestrantes optaram por expor e trabalhar o tema de diferentes modos. Rui Pereira manteve uma conversa expositiva com os presentes, falando sobre o terrorismo numa perspetiva da temática enquadrada nas questões de segurança e justiça. O reconhecido penalista falou ainda da sua experiência enquanto ministro, utilizando um diálogo muito assertivo com todos os presentes.

José Manuel Anes fez uma exposição vincadamente técnica sobre o terrorismo, as suas origens, procedimentos, localização das suas células e processos utlizados nas suas ações.

Os presentes aplaudiram várias vezes as intervenções dos palestrantes, sendo consensual o reconhecimento do elevado nível da palestra.

No final, os palestrantes foram agraciados com a medalha das comemorações do 876º aniversário da fundação da freguesia da Estela.

O presidente do clube, José Manuel Almeida, afirmou-se satisfeito com o sucesso do evento, embora neste momento o clube já se se encontre a pensar nas próximas realizações que passam pelo 5º encontro de Motos antigas (dia 26 de junho), pelo grande desfile de moda (dia 16 de julho) e pela apresentação, pelo seu autor, do livro “ A reforma do parlamento português” de António José Seguro e ainda na realização da Gala do 20º aniversário do clube.