Desde 1967, 2 de Abril, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, é celebrado como o Dia Internacional do Livro Infantil, que tem por finalidade atrair a atenção das crianças para a importância do livro e da leitura e formar leitores desde a mais tenra idade. Constitui, em simultâneo, uma homenagem à literatura e aos livros para crianças.

Para assinalar a data, Manuela Ribeiro esteve na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto a conversar com alunos do 2º ano da Escola do Século sobre a sua experiência enquanto escritora de literatura infantil.

A sessão decorreu esta manhã, na Sala Infanto-Juvenil da Biblioteca, e contou com a presença de Luís Diamantino, Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal.

Rosa e os Feitiços do Mar, livro da autora publicado em 2010, foi o ponto de partida para uma conversa sobre processo de escrita, em geral, e sobre diferentes aspetos desta história, em particular.

A demonstrar que a professora realizou um bom trabalho preparatório para a sessão, as crianças apresentaram uma pequena peça teatral da narrativa e questionaram a autora sobre a obra.

A autora revelou que o nome das personagens da sua obra são reais e a protagonista, Rosa, existia efetivamente e fascinava-a. Neste sentido, Manuela Ribeiro confessou que este livro “é acima de tudo uma homenagem à minha terra e às suas pessoas”.

O encontro terminou com Manuela Ribeiro a fazer o tão desejado autógrafo nos livros dos alunos.

À tarde, alunos do Pré-escolar do Jardim de Infância Pires Quesado terão oportunidade de assistir, na Biblioteca, à Hora do Conto “A princesa e a ervilha” de Hans Christian Andersen, seguida de visualização do filme.

Mas as iniciativas do Dia Internacional do Livro Infantil não ficam por aqui. Amanhã, dia 3, às 10h30, terá lugar a apresentação do livro infantil O Pintas e o osso de dinossauro de João Cunha Silva e ilustração de Maria João Cunha.

Também para o público infantil, no dia 5 de abril, sábado, às 16h00, será apresentado, no Diana Bar, o livro A Estrela Azul Chocolateira de Susana Pinheiro e ilustração de Graça Pinheiro.

No dia 16, quarta-feira, às 14h30, terá lugar mais uma sessão de Artes & Ofícios que contemplará o livreiro. Alfredo Costa irá partilhar com os mais novos os segredos da sua profissão, que já conta com muitos anos de experiência a lidar com livros.

E no dia 29, terça-feira, às 14h30, a Biblioteca Municipal acolhe a apresentação do livro infantil O Mocho Sábio de Beatriz Lamas Oliveira, autora e ilustradora.

E porque a Biblioteca também assumiu a função de levar os “Livros fora de Portas”, nos dias 3 a 17 de abril, às 14h30, irá realizar Leituras no Hospital, promovendo sessões de leitura na Pediatria do Hospital S. Pedro Pescador.