O desenvolvimento deste projeto foi efetuado pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) e pela Delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa, em colaboração com a Esri Portugal, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, explicou que esta ferramenta fará com que a distribuição de apoios por parte das instituições poveiras não seja duplicada. Isto é, se uma família recebe apoios de duas instituições para o mesmo fim, a partir de agora esta situação não se irá verificar. Através desta ferramenta será possível, de forma dinâmica, agilizar processos, organizar as próprias instituições, fazer pesquisas rápidas, pesquisas temporais (número de processos, número de apoios fornecidos num determinado período de tempo). Portanto, cada instituição terá acesso aos seus utentes, ou seja, não haverá instituições a trabalhar com os utentes de outras, o que fará com que mais famílias carenciadas recebam apoios das instituições pois será possível poupar recursos, uma vez que estes não serão duplicados.

A tecnologia alia-se, assim, à área social.

A Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva, explicou que, “no início do mandato, a crise financeira e social e o facto das instituições precisarem de racionalizar os seus recursos para puderem ajudar mais famílias, uma vez que existiam muitas mais a precisar de apoio, fez com que se tornasse imperativo criar uma ferramenta de trabalho que monitorizasse o território e nos fizesse perceber, ao longo do tempo, a evolução do que vai acontecendo, dos sítios onde possam existir mais carências, que tipo de carências, e para que nós possamos planear de facto uma coesão territorial no concelho”.

Vítor Ribeiro, professor e investigador na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, afirmou que este é um projeto pioneiro em Portugal. “Esta plataforma está muito orientada para o apoio alimentar mas tem a possibilidade de se alargar a outros moldes, como a educação, a segurança, entre outros. É escalável, modelar e facilmente pode dar resposta em outras áreas. As instituições parceiras têm um código de acesso e fazem a gestão dos processos, de forma dinâmica, automática e com isto ganham tempo, facilmente se fazem consultas pois as instituições estão munidas de uma plataforma simples de usar. A plataforma permite haver sistemas de alerta para que todos os parceiros tenham conhecimento do que está a ser praticado no terreno”.

Esta é uma plataforma tecnológica baseada nos Sistemas de Informação Geográfica que irá facilitar o processo de gestão municipal da área social para a tornar mais sustentável e eficiente e irá requerer a participação das instituições que compõem a Rede Social.

Ao mesmo tempo que disponibiliza um sistema de informação de natureza quantitativa e qualitativa, vertida em centenas de indicadores disponíveis em tempo real, o Mapa Digital Interativo irá permitir projetar mapas de fragilidades/ potencialidades sociais. De igual modo, tornará acessível o acesso à informação do território a todos os atores sociais harmonizando a recolha de informação, por cada instituição parceira, e simplificando a organização/gestão dos seus processos.

Veja a fotogaleria.