A autarquia fez-se representar pela Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, que apresentou o Mapa Digital Interativo (MDI), uma ferramenta de apoio ao diagnóstico, planeamento, monitorização e avaliação da intervenção social na Póvoa de Varzim.

O desenvolvimento deste projeto foi efetuado pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) e pela Delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa, em colaboração com a Esri Portugal, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

O nosso concelho foi o pioneiro na implementação desta ferramenta e, neste sentido, a Vereadora foi convidada a dar a conhecer a outros utilizadores e autarquias esta plataforma que tem como principal objetivo maximizar os recursos disponíveis nas IPSS. Andrea Silva referiu-se às funcionalidades do MDI que permite uma atualização praticamente diária do diagnóstico social do concelho, a evolução do território, bem como saber se as práticas implementadas estão a ter bom desempenho e resultado.

Para além disso, a plataforma também traz vantagens para as IPSS porque lhes permite elaborar relatórios e quantificar e qualificar o tipo de ajuda de modo mais prático e eficaz.