São 21 histórias de dezenas de cidadãos e cidadãs, habitantes de Matosinhos, Vila do Conde e da Póvoa de Varzim que contam as suas histórias de vida para um projeto que nos guia por rotas de relações pessoais e profissionais em que a pesca é a origem. Escritas num estilo jornalístico, são mais de 300 páginas que trazem à tona biografias de pessoas que têm uma identidade normalmente vinculada a um lugar de nascença, mas que acabaram por construir afetos e relações que se emaranharam pelos diferentes territórios.

Relativamente à exposição fotográfica, esta apresenta três grandes painéis com retratos de estúdio destes Rostos da Maré realizados por cinco fotógrafos –  Helena Flores, Joana Dionísio, Luís Ribeiro, Olívia da Silva e Sérgio Rolando; e uma criação audiovisual de Tânia Dinis (manipulação de imagem) e Miguel Pipa (sonoplastia), baseada nos arquivos pessoais dos entrevistados e no registo áudio das conversas, que circularão pelos três concelhos.

A Vereadora do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esteve presente no evento e destacou a importância de lembrarmos “os nossos antepassados com um testemunho escrito” para as gerações vindouras, “perpetuando na história e no tempo” tudo o que de valor os mesmos fizeram.