A IV Masterclass de Clarinete foi dividida em dois dias e os músicos trabalharam exercícios técnicos/ sonoridade, aulas individuais e música de conjunto. No final da Masterclass, os alunos subiram ao palco para um concerto de encerramento, já com novas técnicas aprendidas.

Inúmeros músicos de renome nacional e internacional têm dirigido estas Masterclasses. Tiago Abrantes fez os seus estudos musicais na Sociedade Musical Alvarense (Águeda), no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, na Escola Profissional de Música de Espinho e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, onde concluiu a Licenciatura. É membro dos Clarinetes Ad Libitum. Com vasta experiência no ensino do clarinete, lecionou no Conservatório de Música de Águeda, Conservatório do Vale do Sousa, Escola de Artes da Bairrada, Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e Fundação Conservatório Regional de Gaia.

A Escola de Música da Póvoa de Varzim organiza esta Masterclass com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico-artístico dos alunos, incentivar a troca de opiniões e diferentes conceitos partilhando experiências musicais individuais e coletivas, motivar o progresso na aprendizagem e fomentar hábitos de estudo regulares através do contato com diversas metodologias.