A Masterclasse destina-se a alunos de piano da Escola de Música da Póvoa de Varzim e a alunos externos de nível básico e secundário. Todos os intervenientes receberão um diploma de participação no final do curso.

A Escola de Música da Póvoa de Varzim organiza a Masterclasse de Piano com a professora Lígia Madeira com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico-artístico dos alunos, incentivar a troca de opiniões e diferentes conceitos partilhando experiências musicais individuais e coletivas, motivar o progresso na aprendizagem, fomentar hábitos de estudo regulares através do contacto com diversas metodologias e projetar a Escola de Música e o concelho da Póvoa de Varzim no panorama musical nacional.

Para esclarecimento de dúvidas os participantes deverão contactar a Escola de Música da Póvoa de Varzim através do endereço eletrónico dp.empv@gmail.com

Lígia Madeira é natural da Covilhã, onde iniciou os seus estudos musicais. Ingressou em 1999 no Conservatório de Música do Porto, concluindo com 20 valores o Curso Complementar de Piano. Participou desde então em masterclasses orientadas por Helena Sá e Costa, Jörg Demus, Anne Queffélec, Jacqueline Bourgès-Maunoury, Pascal Devoyon, Sequeira Costa, Vitali Margulis, entre outros.

Foi admitida, ao abrigo do programa Erasmus, na Academia de Música Franz Liszt – Budapest, onde estudou com o Professor István Lantos. Concluiu a licenciatura em Piano na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto com a classificação de 19 valores, sob a orientação de Madalena Soveral com quem prosseguiu estudos de mestrado em Interpretação Artística. Paralelamente frequentou o Posgrado de Piano no Conservatório Superior de Música de Zaragoza sob a orientação de Josep Colom, Dominique Weber e Elisabeth Leonskaya, e em 2014, conclui o mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro.

Distinguida com o 1º prémio nos concursos “Maria Christina Lino Pimentel” e “Prémio Helena Sá e Costa”, foi ainda laureada em vários concursos como o “Prémio Jovens Músicos da RDP – Música de Câmara” (3º prémio – nível superior), “Concurso Nacional de Piano Maria Campina” (2º prémio sem atribuição de 1º), “Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto” (2º prémio) e apoiada por uma bolsa de estudo da “Yamaha Music Foundation of Europe”.

Apresentou-se, enquanto solista, com a Orquestra Sinfónica da ESMAE e com a “Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música” sob direção dos maestros Rodolfo Saglimbeni e Alessandro Crudele, respetivamente.

Gravou para a Antena 2 (RDP) e tem apresentado em vários países o seu trabalho a solo e de música de câmara. Para além da atividade performativa, leciona atualmente a disciplina de Piano no Conservatório de Música do Porto.